CeArt convida artesãos indígenas para expor produtos e ministrar oficinas

16 de abril de 2024 - 14:04 # # # # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Sheyla Castelo Branco
Fotos:Arquivo SPS

A programação vai contar com diversas oficinas, pintura corporal e venda de produtos artesanais produzidos pelos povos indígenas

Neste mês de abril, a Secretaria da Proteção Social (SPS) realiza mais uma ação para celebrar a existência e a cultura dos povos indígenas. A produção artesanal indígena terá espaço destacado na Central de Artesanato do Ceará (CeArt). A Semana Indígena na CeArt inicia nesta quarta-feira (17) e vai até o sábado (19), sempre das 10h às 19h. A programação vai contar com diversas oficinas, pintura corporal e venda de produtos artesanais produzidos pelos povos indígenas, além da divulgação do livro “Saberes e Fazeres – Um olhar para a educação Indígena e Quilombola no Ceará”, da fotógrafa Sheila Oliveira.

No livro, que é narrado com textos e fotos a partir do ponto de vista dos líderes das comunidades Indígenas e Quilombolas, encontra-se uma linguagem original que sustenta e embasa suas crenças, perspectivas e modos de vida, captados cuidadosamente pela fotógrafa.

Uma das expositoras da feirinha é Karla Jenipapo Kanindé, neta da Cacica pequena, cuidadora da escola da comunidade, em Aquiraz, e artesã. “É importante demais para nós participar dessa feirinha, porque além de vender nossos artesanatos, vamos repassar nossos conhecimentos nas oficinas”, ressalta Karla, que vai expor pulseiras, colares, maracas, dentre outras peças, além de ministrar uma oficina sobre a confecção de biojoias.

Antônio é da etnia Anacé e também vai participar da Semana Indígena na CeArt. “Eu confecciono todo tipo de maraca, de vários estilos, uso esferas, coco, cabo de osso e de madeira. Estou empolgado de poder expor meu trabalho na CeArt, que é uma referência quando se fala em artesanato”, complementa Antônio.

O livro apresenta uma narrativa visual entrelaçada entre ancestralidade e educação, contada a partir do ponto de vista dos líderes das comunidades Indígenas e Quilombolas, uma linguagem original que sustenta e embasa o modo de vida, suas crenças, perspectivas e modos de vida, captados cuidadosamente pela fotógrafa.

A secretária da Proteção Social, Onélia Santana, destaca que a SPS tem feito uma série de ações voltadas aos povos indígenas. “Estamos em diálogo constante com a Secretaria de Povos Indígenas, sempre com vistas a direcionar nossas ações para que elas alcancem os objetivos desejados. Além da oficina de artesanato, estamos com ações nos territórios, com o projeto Acolher, e anunciamos 17 cursos de qualificação profissional que serão ofertados também nos territórios indígenas. Seguimos a diretriz do governador Elmano de Freitas de trabalhar de forma intersetorial, diversificando nossas ações para atender a todos e todas cearenses”, destaca.

Programação

Local: Ceart – Avenida Santos Dumont, 1589 – Praça Luíza Távora, Aldeota
Horário: 10h às 19h

17/04 (quarta-feira)
Exposição e venda de Produtos Indígenas
Apresentação de dança
Pintura Corporal

18/04 (quinta-feira)
Exposição e venda de Produtos Indígenas
Oficina de Bijuteria

19/04 (sexta-feira)
Exposição e venda de Produtos Indígenas
Oficina de Maracas