Em um mês, mais de 500 pessoas recebem certificado de qualificação profissional

16 de abril de 2024 - 16:31 # # # # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Rafaela Leite
Fotos: Mariana Parente

Serão certificados profissionais nas áreas de costura, cabeleireiro unissex, depilação, barbeiro e auxiliar de eletricista

Alianir André (53) exibe com orgulho o certificado que recebeu nesta terça-feira (16), durante a cerimônia de conclusão do curso de Costura do Centro de Inclusão Tecnológica e Social (Cits) São Bernardo, em Messejana. Ela conta que trabalha há 23 anos na área de confecção de roupas e vendendo suas produções na feira em frente à igreja da Sé, e que encontrou no curso a oportunidade de começar a costurar as próprias peças.

A qualificação é promovida pela Secretaria da Proteção Social (SPS), por meio do Programa Criando Oportunidades, e incentiva a geração de emprego e renda para pessoas que buscam aprimorar habilidades, empreender e dar um novo passo em suas trajetórias profissionais, como é o caso de Alianir.

“É uma vitória receber esse certificado e essa máquina. Eu gostei muito, me dediquei, e agora estou fazendo essas gravatinhas juninas, que era um acessório que eu também pagava para fazer, hoje já não pago mais. Eu mesma faço todo o serviço”, comemora ela, que desde o final da formação já produziu 500 peças.

No total, 19 mulheres foram certificadas na turma de Costura. Durante o evento, o secretário-executivo da Proteção Social, Paulo Guedes, parabenizou as concludentes pela conquista, desejando êxito nos próximos passos. “Não só em uma ação empreendedora individual ou até coletiva. O Ceará é um grande polo de confecção e vocês têm essa grande possibilidade na vida de vocês. Sabemos que a qualificação profissional gera oportunidades para pessoas se engajarem no mercado profissional, então desejamos boa sorte e sucesso. Contem com as nossas unidades da Secretaria, contem com os trabalhos da nossa equipes técnicas”, destacou.

Até a próxima semana, 129 profissionais serão certificados nas áreas de costura, cabeleireiro unissex, depilação, cabelereiro/barbeiro e auxiliar de eletricista. Todos qualificados nos Cits. Na última semana, mais de 400 receberam seus certificados em ação no Complexo Social Mais Infância João XXIII, em outra ação coordenada pela SPS.

Além dos conhecimentos adquiridos, cada aluno recebe um kit instrumental para auxiliar no início do trabalho. Com sua nova máquina de costura em mãos, Lúcia Vasconcelos (50) destaca a importância da formação e deste suporte inicial. “Tem muita gente que até sabe, mas não tem como iniciar, ganhar seu dinheiro, porque não tem uma máquina. E essa oportunidade foi muito boa para todas”, pondera.

“Eu sou dona de casa, cuido dos meus netos, mas também tinha vontade de fazer alguma coisinha para mim. Ter uma atividade minha, ganhar um dinheirinho e também ter essa habilidade aqui pra casa. Agora estamos aqui recebendo nossos certificados e é uma alegria, uma conquista, uma coisa que eu lutei, consegui e pretendo seguir. Vai ajudar em tudo”, finaliza.

Novas turmas

Para abril, já estão previstas novas turmas nas tipologias de repositor de mercadorias, operador de caixa e operador de computador, informática básica, montador de sistema fotovoltaico, marketing digital para empreendedores, instalador de redes de computadores, vendedor de comércio e recepcionista de escritórios.

As tipologias foram definidas por meio de reuniões dos comitês consultivos, atendendo as demandas das comunidades onde estão situados os Centros.

Além dos cursos profissionalizantes, os Cits ofertam, também, atividades de esporte, cultura e lazer. Entre elas estão as aulas de karatê, ritmos, futsal, ballet, ginástica, zumba e capoeira.

Certificações

As próximas certificações acontecem nos Cits Aerolândia (17), às 8h30; José Walter (17), às 16h; Parque São José (18), às 8h30; Jangurussu (18), às 16h; Mucuripe, (23), às 16h; e Conjunto Ceará (24), às 16h.

Cits Aerolândia
Endereço: Rua dos Antares, S/N com Rua Monte Cristo, 191
Telefone: (85) 3272-2501

Cits Conjunto Ceará
Endereço: Rua 1.111, nº 10, 4ª Etapa
Telefone: (85) 3218-6837

Cits Jangurussu
Endereço: Rua L, nº 20, Conjunto João Paulo II
Telefone: (85) 3254-1464

Cits José Walter
Endereço: Av. K, 330, 1° Etapa
Telefone: (85) 3218-6919

Cits Mucuripe
Endereço: Rua do Entardecer, 160, Bairro Vicente Pinzón
Telefone: (85) 3101-1552

Cits Parque São José
Endereço: Avenida Cônego de Castro, 3955
Telefone: (85) 3101-3002

Cits São Bernardo (Messejana)
Endereço: Rua 24 de Novembro, 555, Conjunto São Bernardo
Telefone: (85) 3274-8199