SPS promove encontros regionais para aprimorar atendimento socioassistencial de povos e comunidades tradicionais do Ceará

24 de maio de 2024 - 09:26 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Sheyla Castelo Branco

As oficinas regionalizadas do SUAS iniciam neste mês de maio e seguem até julho. O público alvo são profissionais da assistência social que atuam nos Cras, Creas, e em toda a Rede socioassistencial do Estado

Aproximar a Política da Assistência Social dos povos e comunidades tradicionais do Ceará tem sido umas das prioridades da Secretaria da Proteção Social (SPS), que junto com as secretarias da Igualdade Racial e dos Povos Indígenas, realiza, de maio a julho, oficinas regionalizadas para orientar e aprimorar o trabalho social de mais de 800 profissionais atuantes nos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centros de Referência de Assistência Social (Cras), e em toda a Rede Socioassistencial do Ceará.

As oficinas regionalizadas serão realizadas presencialmente nas Regiões de planejamento do Estado, contemplando profissionais dos 184 municípios cearenses. Neste mês de maio, os encontros acontecem em Fortaleza, nos dias 27, 28 e 29, no Instituto Federal do Ceará (IFCE), das 8 às 17h.

Em junho, as oficinas acontecem nos municípios de Itapipoca, Jaguaretama, Cedro, Baturité, Ipueiras e Ubajara, contemplando profissionais de todo o Litoral Oeste, Vale do Curu, Vale do Jaguaribe, Centro Sul, Maciço de Baturité, Litoral Leste, Sertão de Crateús, Sertão dos Inhamuns e Serra de Ibiapaba. Encerrando a programação, no mês de julho, acontecem as oficinas nas cidades de Quixeramobim, Sobral, Barbalha e Acaraú, contemplando as regiões do Sertão Central, Sertão de Canindé, Sertão de Sobral, Cariri e Litoral Norte.

À frente das oficinas, a coordenadora da Gestão do Sistema Único de Assistência Social (GSUAS), Célia Melo, pontua que a capacitação tem dois grandes objetivos: incentivar os municípios a iniciarem e aprimorarem os trabalhos sociais com povos e comunidades tradicionais e também a trabalharem a partir dos dados do Censo e Mapa de Risco Pessoal e Social (Cemaris), que contempla 16 riscos que acometem os segmentos mais vulneráveis da população, com atenção ao recorte de raça e etnia.

“O Governo do Ceará tem como umas de suas atribuições estratégicas realizar apoio técnico e formação junto aos municípios. Dentro deste contexto, a SPS executa essas ações para que possamos aprimorar as políticas de assistência social no Ceará. Nesta gestão, a secretária Onélia Santana vem priorizando o trabalho social com as famílias dos povos e comunidades tradicionais, que têm sido cada vez inseridas no Cadastro Único e na política da Assistência Social como um todo”, ressalta Célia Melo.

Nas oficinas serão apresentados o novo sistema do Censo e Mapa de Riscos Pessoal e Social do Estado do Ceará (Cemaris/CE): levantamento do atendimento aos povos originários e comunidades tradicionais do Ceará; o caderno de orientações técnicas ao trabalho social com estas famílias; interface do atendimento e diálogo com o Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e o nivelamento das políticas públicas da Primeira Infância.

A titular da SPS, Onélia Santana, destaca que esta é uma força tarefa na qual os profissionais da SPS estão comprometidos integralmente. “Os povos e comunidades tradicionais têm o direito de acessar seus direitos e a política da Assistência Social é a porta de entrada para muitos destes direitos. Nós estamos capacitando e conversando com os profissionais da Rede socioassistencial dos 184 municípios cearenses para que possamos oferecer um atendimento que respeite e considere as limitações destes povos, possibilitando que tenham acesso aos cuidados e benefícios que têm direito”, reitera a gestora.

Confira a programação aqui