Vila Social oferece atividades de esporte, cultura e qualificação profissional para população do Genibaú

19 de junho de 2024 - 16:38 # # # # # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Rafaela Leite
Fotos: Mariana Parente

Gerido pela SPS, o equipamento funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 22h, e nos finais de semana pela manhã

As manhãs na Vila Social do Genibaú começam com muito ritmo e saúde. Nas aulas de zumba, mulheres, idosos e até crianças tiram o pé do chão e esbanjam energia dançando na quadra do espaço. “Antes das 8h da manhã já estou aqui, e está sendo bom demais. É um divertimento, uma alegria, e é bom para a saúde também, da mente e do coração”, comemora a dona de casa, Leci Nascimento (51).

Ela conta que pratica zumba há oito anos, mas precisava se deslocar até outros lugares para ter acesso à atividade. “Não tinha um lugar para a gente praticar esporte, descontrair, aí a gente tinha que procurar longe. E quando surgiu aqui, pronto, em cima de casa. A gente esquece de tudo, tira o estresse, chega em casa com energia”, completa ela, que também planeja se inscrever no curso de designer de sobrancelha e dar aquela guinada na renda familiar.

A Vila Social do Genibaú foi inaugurada no último dia 10, e já está beneficiando, diariamente, mais de 300 pessoas com atividades de esporte, cultura, lazer e qualificação profissional. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 22h; nos sábados, de 7h às 15h; e nos domingos, de 8h às 12h, atendendo ao público a partir dos seis anos de idade.

Futsal, funcional, vôlei de areia, muay thai, voleibol e beach tênis são algumas das modalidades ofertadas no espaço. Entre os integrantes das atividades esportivas está Elenilton Nascimento (31) que, na quadra poliesportiva da Vila Social, retoma o amor pelo basquete. “Eu sempre joguei basquete na antiga Vila Olímpica, mas ela fechou e eu tive que parar. Queria muito continuar, porque eu gosto muito de jogar basquete, handebol, atletismo, participei de campeonatos e sempre gostei. Hoje, estou na primeira aula e está sendo muito bom voltar”, destaca.

Coordenador da Vila Social do Genibaú, Almeida Filho ressalta a importância de ter um espaço diverso sendo ofertado para a população. “As pessoas estão com os olhos brilhando de ver esse projeto tão lindo que é a Vila Social. A ociosidade é algo que nos preocupa muito e, quando você promove atividades, você mexe com as pessoas, possibilita que elas trabalhem, se movimentem, elevem o astral. E ver que você tem um curso de informática, tem um curso de línguas, e até um momento de praticar esporte, mexe na mente”, reflete.

Esporte e transformação

No tatame colorido da Vila Social, Rebeka de Lima (7) conta que praticar Muay Thai está sendo um momento de aprendizado e diversão. “Hoje é o meu segundo dia e está sendo muito legal. Nunca pratiquei muay thai e estou aprendendo movimentos novos, que eu nunca tinha feito”, relata ela, que também é aluna de balé no equipamento.

As atividades acontecem com o acompanhamento da mãe e do irmão, Rian (6), que também integra a turma da arte marcial. “Eu faço zumba todos os dias de manhã. Deixo eles aqui e já vou pra zumba”, explica Rayalla de Lima, mãe das crianças. “Eles que escolheram os cursos. Ela sempre quis fazer balé e surgiu a oportunidade aqui, porque a gente não tinha condições financeiras para pagar. Já a questão da luta, além de ser um esporte, hoje em dia é muito importante que a mulher aprenda a se defender”, finaliza.

As aulas são realizadas duas vezes por semana, e dividem-se em turmas infantis, para crianças de 06 a 12 anos; e turmas para jovens e adultos, acima dos 13 anos de idade. Irlandio Vidal, professor da atividade, explica que além do preparo físico, o muay thai traz um viés educativo. “Como qualquer arte marcial, ele traz a importância do respeito, traz saúde física e mental, tira as crianças das ruas e ensina o respeito aos pais e ao próximo”, ressalta.

Quem também começou na atividade foi o pequeno Arthur Queiroz (10). “Ele não fazia outra atividade física, está começando agora. Acho que vai ser muito bom pra ele, para ele ter contato com mais crianças. Ele tem TDAH [Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade] e precisa desse acompanhamento, dessa atenção, e estar com outras crianças vai ajudar ele a se inserir, conhecer as pessoas”, afirma sua tia, Iracilde Paulino (58).

Qualificação profissional

Além das atividades físicas, a Vila Social oferta, também, cursos de capacitação e qualificação profissional. Na sala de informática do espaço, Michel Amaral (22) tem sua primeira aula de informática básica. Profissional da área elétrica, ele define a oportunidade como uma porta para outras possibilidades na carreira.

“Cada aprendizado é bom para a nossa vida, tanto pela questão de conhecimento quanto para agregar no currículo”, afirma. “A gente mora numa comunidade muito vulnerável e a Vila Social está sendo como uma mãe, que cuida, que protege, que dá várias oportunidades para transformação e mudança de vida, não só para os jovens, mas para toda a comunidade”, reflete.

Cursos nas áreas de artes visuais, design, gastronomia, multimídia, música, patrimônio cultural, línguas estrangeiras e tecnologia também serão ofertados no equipamento. As atividades, na Vila, são promovidas pela SPS, em parceria com a Secretaria da Juventude (Sejuv) e Secretaria do Esporte (Sesporte).

Sobre a Vila Social

Gerido pela Secretaria da Proteção Social (SPS), a Vila Social do Genibaú dispõe de academia ao ar livre, brinquedopraça, areninha, quadra de areia para vôlei e beach tênis, quadra poliesportiva, salas de ritmos, de informática e multiuso. A nova Vila Social fica onde antigamente era a Vila Olímpica do bairro, e recebeu um investimento de R$ 4.290.841 para a requalificação do espaço e a construção de uma areninha.

Para além das atividades promovidas pelo Estado, o espaço está à disposição para receber ações e projetos da comunidade.

Confira aqui a programação semanal da Vila Social

Segunda-feira
Funcional, Dança e Alongamento (grupo de idosos)
Vôlei de Areia
Zumba
Muay Thai
Basquete
Serviço Social/Compaz
Ballet
Coworking
Sala Multiuso
Serviço Social
Voleibol
Atendimento Psicossocial

Terça-feira
Futsal
Ballet
Beach Tênis
Zumba
Muay Thai
Serviço Social
Coworking
Sala Multiuso
Informática
Voleibol
Atendimento Psicossocial
Futsal
Vôlei de Areia
Ritmus Rede

Quarta-feira
Funcional, Dança e Alongamento (grupo de idosos)
Beach tênis
Zumba
Muay Thai
Serviço Social
Coworking
Sala Multiuso
Voleibol
Atendimento Psicossocial
Roda de Conversa – Clube da Prevenção
Basquete
Serviço Social/Compaz
Futsal
Serviço Social

Quinta-feira
Futsal
Ballet
Beach Tênis
Zumba
Muay Thai
Ballet
Serviço Social
Coworking
Sala Multiuso
Informática
Voleibol
Atendimento Psicossocial
Roda Conversa – Clube da Prevenção
Ritmus Rede
Vôlei de Areia

Sexta-feira

Funcional, Dança e Alongamento (grupo de idosos)
Zumba
Ballet
Serviço Social
Basquete
Ballet
Coworking
Sala Multiuso
Atendimento Psicossocial
Roda Conversa – Clube da Prevenção
Beach Tênis
Muay Thai
Futsal
Vôlei de Areia
Voleibol

Sábado
Futsal
Serviço Social/Compaz
Coworking
Sala Multiuso
Voleibol

Domingo
Momento livre

Inscrições

As inscrições para as atividades são realizadas de forma presencial, na Vila Social (Rua 30 de Maio, 44, Genibaú). Os interessados nos cursos de capacitação devem apresentar cópia do documento de identificação oficial com foto; cópia do CPF; comprovante de residência; e cópia do número de Identificação Social (NIS).

Já nas modalidades esportivas, é necessário apresentação do documento de identificação oficial com foto. Caso a criança não o possua, pode-se apresentar a certidão de nascimento.

Serviço

Vila Social do Genibaú oferece atividades de esporte, cultura, lazer e capacitação profissional

Endereço: Rua 30 de Maio, 44, Genibaú, Fortaleza
Horários de funcionamento: Segunda a sexta-feira: 7h às 22h / Sábado: 7h às 15h/ Domingo: 8h às 12h