Parceria entre SPS e Senac amplia oferta de cursos profissionalizantes no CITS do Conjunto Ceará

28 de junho de 2024 - 16:20 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Rafaela Leite
Fotos: Mariana Parente

Para promover inclusão e desenvolvimento socioeconômico em comunidades vulneráveis, a Secretaria da Proteção Social (SPS) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) firmaram, nesta sexta-feira (28), um termo de cooperação para oferta de novos cursos, no Centro de Inclusão Tecnológica e Social (CITS) do Conjunto Ceará. Com a parceria, 80 pessoas serão beneficiadas, nas áreas de Gastronomia e Beleza.

O evento foi realizado na unidade do Conjunto Ceará e contou com a presença da secretária da SPS, Onélia Santana, da diretora regional do Senac Ceará, Débora Sombra, e dos 80 alunos, que integrarão as quatro novas turmas. Também participaram do momento o secretário-executivo da Proteção Social, Paulo Guedes; o vereador Eudes Bringel, e a coordenadora da Inclusão Social da SPS, Jéssica Souza.

Secretária da SPS, Onélia Santana agradeceu a parceria com o Senac e desejou sucesso para as turmas que se iniciam. “A educação é a única arma que nós temos para transformar o nosso País, a nossa nação, o nosso Estado, o local onde a gente vive. Aproveitem esses cursos do Senac, é um curso muito bom, completo, com profissionais de ponta. Desejo a vocês sucesso, que vocês terminem o curso, possam arranjar emprego, trabalhar em casa, ou a domicílio, ou montando seu próprio negócio, ou em uma empresa”.

Os alunos serão capacitados nas tipologias Pizzas Doces e Salgadas; Bolos, Recheio e Coberturas; Técnicas Básicas de Manicure e Pedicure; e Design de Sobrancelhas. As aulas iniciam no mês de julho. Maria Eduarda (23) é uma das alunas que participará na turma de Manicure e Pedicure. “Faz tempo que eu estava procurando por um curso, uma qualificação. Eu não estou trabalhando e me identifico na área de manicure, já tentei fazer unhas em casa mesmo, mas o curso vai contribuir muito. Acredito que vai ser minha oportunidade para crescer na área, e ganhar meu próprio dinheiro”, afirma.

Os cursos serão ministrados pelo Senac, estimulando a geração de trabalho e renda, e o fortalecimento do comércio. A iniciativa acontece através do Senac nas Comunidades, que se posiciona como uma resposta às disparidades socioeconômicas, proporcionando aos participantes uma oportunidade de se capacitarem para o mercado de trabalho e potencializarem os conhecimentos.

“Para o Senac, para nós do Sistema Fecomércio, é uma honra poder participar de todos os projetos sociais que a gente alcançar. Esse projeto, Senac nas Comunidades, em parceria com o CITS, com a SPS, é um projeto onde a gente consegue colocar cursos para a geração rápida de renda”, frisou a diretora regional do Senac, Débora Sombra, durante a assinatura do documento. “A educação é contínua, nós estamos sempre aprendendo. Hoje, aqui, nós lançamos quatro cursos. Hoje é apenas o começo”, completou.

Quem também iniciará, nas novas turmas, é a cabeleireira Cleide Holanda (59), que viu no curso de Design de Sobrancelhas a oportunidade de complementar o seu negócio. “Pretendo aprender cada vez mais, progredir no meu trabalho, no meu desempenho, vencer na vida. Eu trabalho sozinha no salão, e um curso como esse, pelo Senac, é uma oportunidade para se desenvolver, trabalhar, seja em casa ou empreendendo. É muito bom”, ressalta.

Sobre o CITS

Os Centros de Inclusão Tecnológica e Social atendem as comunidades por meio de capacitação profissional para jovens e adultos. Além disso, disponibilizam atividades socioesportivas como ginástica, futsal, futebol de campo e karatê, além de aulas de violão, balé, danças e teatro. Em 2023, 4.360 pessoas foram qualificadas, nas sete unidades dos CITS, em Fortaleza.