SPS realiza palestra sobre paternidade ativa e seus impactos na primeira infância

29 de agosto de 2024 - 09:02 # # # # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS

Paternidade ativa traz benefícios para toda a família: pais, mães e filhos. Nesta sexta-feira (30), às 9h, a Secretaria da Proteção Social (SPS) encerra a programação do Mês da Primeira Infância com uma palestra sobre Paternidade Ativa, no auditório do órgão. O doutor em Saúde Coletiva e coordenador de pesquisas do Instituto ProMundo, Rodrigo Laro, vai conduzir a conversa com os servidores e colaboradores da SPS.

Dagmar Soares, coordenadora do Programa Mais Infância Ceará, destaca que é essencial refletir sobre o papel transformador que os pais desempenham na vida de seus filhos. “Ser pai vai muito além da figura de provedor; envolve estar presente de forma ativa, emocionalmente disponível e profundamente envolvido na criação e educação das crianças. A paternidade consciente é aquela que abraça o diálogo, que ouve e orienta, que proporciona segurança e afeto”, lembra Dagmar, que ainda ressalta a importância da paternidade ativa para moldar cidadãos mais empáticos e seguros.

“Não há nada de natural na ideia de que mulheres devem dedicar mais tempo aos filhos, à casa, do que os homens. Precisamos desconstruir esses papéis e as tantas camadas de machismo que ainda existem na nossa sociedade. Este desafio está posto e nós precisamos fazer a nossa parte. Convidar os homens que atuam na SPS para aprenderem sobre paternidade ativa é uma forma de incluí-los neste debate e de incentivar a participação efetiva deles na criação dos filhos e na divisão das tarefas domésticas”, reitera a coordenadora.

Rodrigo Laro coordena pesquisas de programas e políticas públicas há mais de 20 anos, além de avaliações pelo Instituto Promundo, uma organização que atua para ressignificar masculinidades e paternidades.

“Falar de paternidade é falar de benefícios em múltiplas dimensões, desde o pré-natal da criança até a vida afetiva com a parceira, além de uma melhora geral na saúde física e mental dos homens. Temos muitas evidências comprovando que a presença do pai fortalece as crianças desde a sua gestação. Estamos falando aqui da redução do trabalho de parto, da menor ocorrência de cesarianas e de uma formação de vínculo que é potencializada quando esse pai participa ativamente do desenvolvimento dos filhos. A paternidade ativa tem impactos duradouros no desenvolvimento da criança, ela é uma construção que vai impactar positivamente todo aquele núcleo familiar.

Programação

9h – Abertura
9h30 – Palestra Magna: Equidade e Paternidade: Um olhar para dentro e para fora Palestrante: Rodrigo Laro
10h30 – lançamento da cartilha: Infância e Juventude do Ceará
11h30 – Encerramento

Serviço

Palestra sobre Paternidade Ativa
Local: Auditório da Secretaria da Proteção Social (SPS)
Horário: 9h