SPS qualifica mais 96 profissionais para o mercado de trabalho cearense
18 de setembro de 2024 - 16:23 #Circo Escola #Criando Oportunidades #Mercado de Trabalho #primeiro passo #Qualificação
Assessoria de Comunicação da SPS
Texto e Fotos: Sheyla Castelo Branco
Com um sorriso no rosto, Otávio Augusto, 21, mostra sua conquista: o certificado de conclusão do curso de Operador de Caixa, que ele concluiu através do Programa Primeiro Passo, na linha Jovem Bolsista. O menino, que cresceu no Palmeiras e participava das atividades do Circo Escola e do ABC do bairro, hoje se orgulha por concluir a qualificação dentro do mesmo equipamento onde aprendeu tantas coisas na infância.
“O Circo e o ABC Palmeiras sempre foram uma segunda casa pra mim, aprendi sobre palhaçaria, trapézio e dança neste local, e hoje estou recebendo meu certificado por mais uma oportunidade que pude ter acesso neste espaço. Estou muito feliz porque sei que esse curso foi um investimento, um passo para que eu possa entrar no mercado de trabalho”, explicou Otávio durante a entrega dos certificados de conclusão de curso dos 96 alunos dos Programas Primeiro Passo e Criando Oportunidades. O evento aconteceu ontem, 17, no Circo Escola do Palmeiras.
Homem trans, Théo Átila, 16, conta que já é trancista e faz penteados profissionalmente, e que o curso de Cabeleireiro do Programa Criando Oportunidades, em parceria com o Programa Ceará sem Fome, foi uma forma de se profissionalizar ainda mais na área da estética. “Já trabalho com estética e queria aprimorar meus conhecimentos para aumentar minha renda, saio daqui com a certeza de que aprendi coisas muito importantes sobre o mercado de trabalho e de que assim que terminar meus estudos, vou fazer uma faculdade”, completa Théo.
Novas turmas
Durante a certificação, o secretário-executivo da Proteção Social, Paulo Guedes, destacou que o trabalho da Secretaria da Proteção Social (SPS) é fazer com que a Política da Assistência Social chegue a quem mais precisa. “A SPS vem captando cada vez mais parceiros como o Sistema S, redes de supermercados e hotelarias, bem como a Secretária do Trabalho, e agora o Programa Ceará sem Fome. Nosso intuito com estas parcerias é potencializar o trabalho de qualificação e ganhar capilaridade em todos os cantos do nosso Ceará”, ressaltou Paulo Guedes.
O secretário-executivo também lembrou que a SPS, através da Coordenadoria da Inclusão Social, já levou formação profissional, inclusive, para territórios de povos tradicionais do estado, e que para este ano, a previsão é de formar 800 turmas de qualificação em todo o Ceará, o que representa um montante de novas 15 mil pessoas qualificadas através dos cursos da SPS.
Foram certificados, ontem, 96 concludentes dos cursos de qualificação da SPS. Desse total, 59 jovens são dos cursos de Repositor de Mercadorias e Operador de Caixa, da linha Jovem Bolsista, do Programa Primeiro Passo, e outros 37 alunos são concludentes dos cursos de Cabelereiro Unissex e Cabelereiro Masculino – Barbeiro, do Programa Criando Oportunidades, em parceria com o Programa Ceará sem Fome. Os 37 jovens que concluíram os cursos de Cabeleireiro também receberam kits de trabalho.
Também presente na certificação, o assessor especial do gabinete da primeira-dama, Cícero Cavalcante, pontuou que essa parceria com a SPS já está rendendo bons frutos. “O Programa Ceará sem Fome visa acabar com a fome em todo o Ceará e junto com isso também tem como um dos seus objetivos levar mais oportunidades para todos os cearenses, e é isto que nós estamos fazendo nessa parceria com a SPS, levando qualificação profissional para as pessoas que precisam”, frisou Cícero.