Mais de cem jovens e adultos recebem certificados e ampliam perspectivas profissionais, em Baturité
12 de março de 2025 - 15:07 #Baturité #Certificação #Criando Oportunidades #primeiro passo
Assessoria de Comunicação da SPS
Texto: Rafaela Leite
Fotos: José Wagner - Vice-Governadoria
Durante o momento, a vice-governadora e secretária da SPS, Jade Romero, também anunciou a construção de quatro equipamentos sociais no município
Para José Alves (20), a noite desta terça-feira (11) foi de celebração. Não apenas pela certificação profissional que recebeu pelo programa Primeiro Passo, mas também pela efetivação na empresa Pague Menos, onde atuou como Jovem Aprendiz, no último ano. “Essa experiência foi extremamente significativa e valiosa para a minha carreira profissional”, conta ele, que hoje está contratado como operador de loja na unidade de Baturité. “Eu não tinha experiência formal de trabalho. Foi por meio dessa oportunidade que consegui alcançar meu primeiro emprego efetivo”, afirma.
Ele é um dos 115 alunos e alunas certificados pelos programas Primeiro Passo e Criando Oportunidades, no município de Baturité, nas tipologias Corte e Costura, Masseiro, Assistente Administrativo, Alongamento de Unhas e Mecânica de Motos. Destes, 49 alunos receberam kits instrumentais de trabalho, como estímulo ao empreendedorismo e instalação do próprio negócio.
Presente no evento, a vice-governadora e secretária da SPS, Jade Romero, parabenizou os concludentes. “Tudo o que a gente quer é poder ter uma vida digna, para a gente e para aqueles que estão do nosso lado, e a gente sabe que esses kits que entregamos hoje representam isso: um novo passo na caminhada de vocês. Um passo para que vocês possam ter mais renda, para que vocês possam atender mais, atender melhor, e ter esse dinheirinho no bolso, que é muito importante para a gente realizar os nossos sonhos”, ressaltou.
Na ocasião, Jade também anunciou a construção de uma Brinquedopraça com Academia ao Ar Livre, um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), um Centro de Educação Infantil (Cei) e um Complexo Social Mais Infância, no município.
Qualificação e oportunidade
Natural de Baturité, Cristiane Silva (45) também foi uma das concludentes do evento. Artesã, titulada Mestre da Cultura Tradicional Popular do Ceará, ela encontrou na qualificação profissional a oportunidade que faltava para ampliar os serviços de seu ateliê. “Concluí o curso de Corte e Costura no ano passado. Eu já vendia minhas peças artesanais em crochê, pela internet, no “Cris Agulhas Mágicas”, e agora pretendo juntar as duas áreas. Já estou fazendo consertos de roupas na minha comunidade e pretendo, com essa máquina de costura, que vou receber com o certificado, trabalhar e atender melhor os clientes”, celebra.
Prefeito de Baturité, Herberlh Mota ressaltou a parceria entre o município e o Governo do Estado. “A gente tem se esforçado bastante para garantir mais emprego, renda para o município de Baturité porque acreditamos que somente com independência financeira, somente com dignidade é que iremos construir uma cidade cada vez mais forte, e isso passa pelas mãos de cada um de vocês: homens, mulheres, trabalhadores e trabalhadoras do nosso município”, frisou.