Mais de 800 pessoas são certificadas e celebram novas oportunidades profissionais
21 de março de 2025 - 21:42 #Certificação #Criando Oportunidades #Inclusão Social #Kits de trabalho #Qualificação Profissional
Assessoria de Comunicação da SPS
Em 2024, 24 mil pessoas foram capacitadas pelo Criando Oportunidades. Em 2025, espera-se aumentar este número para 30 mil
Casada e mãe de três meninas, Graziela Coelho encontrou na costura a chance de mudar de vida. Antes dona de casa, ela concluiu o curso do programa Criando Oportunidades, da Secretaria da Proteção Social (SPS), e hoje já atua profissionalmente. “Antes das aulas, não tinha renda própria. Agora, faço diárias produzindo peças íntimas femininas e estou juntando dinheiro para investir em máquinas e aprimorar meu trabalho”, conta. O objetivo dela é abrir o próprio negócio, ajudar na renda familiar e garantir um futuro melhor para as filhas.
Nesta sexta-feira (21), Graziela recebeu o certificado e um kit de trabalho ao lado de outros 826 formandos. A entrega aconteceu no ginásio da Vila Social Messejana, em um evento marcado pela celebração. A vice-governadora e titular da SPS, Jade Romero, ressaltou a importância da qualificação profissional. “Muito obrigada por confiarem nesse programa que, no ano passado, transformou a vida de 24 mil pessoas e que, neste ano, vai transformar a vida de mais 30 mil”, revelando o aumento das ofertas de cursos em todo Estado para 2025.
Entre os formandos, Raquel Jerônimo também comemorou a conquista. Moradora da comunidade do Inferninho, no bairro Vila Velha, em Fortaleza, ela concluiu o curso de depilação para ampliar seus serviços. “Já fazia design de sobrancelhas e unhas, mas as clientes procuram quem ofereça tudo”, explica. Para ela, o kit entregue pelo programa é o impulso necessário para fortalecer seu novo negócio.
Assim como Graziela e Raquel, o jovem Marcelo Lima também celebrou a formatura. Ele concluiu o curso de Cabeleireiro Masculino/Barbeiro e vê no aprendizado uma nova possibilidade de carreira. “Não trabalhava nesse ramo, mas sempre me interessei pela área da beleza. O curso foi muito bom e pretendo seguir adquirindo conhecimento para aprender a cortar cabelos femininos também”, conta. Para ele, o kit entregue pelo Criando Oportunidades é a chance de dar os primeiros passos no mercado que tanto o fascina.
O secretário-executivo da Proteção Social, Ecildo Filho, destacou a importância da iniciativa e celebrou o impacto do programa. “Ver tantas pessoas se qualificando e recebendo incentivos para continuar aprendendo comprova que estamos no caminho certo. Qualificação profissional é geração de emprego, é renda, é desenvolvimento para o nosso povo”, afirmou.