Mais de 9 mil famílias recebem cartões do Ceará Sem Fome, em Fortaleza

11 de abril de 2025 - 16:26 # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Rafaela Leite
Fotos: Mariana Parente

As entregas na Capital iniciaram nesta sexta-feira (11) e seguem até terça-feira (15)

Foi com surpresa e celebração que a moradora do Quintino Cunha, Greicy Kelly (38), descobriu ser uma das novas beneficiárias do Cartão Ceará sem Fome. “Eu recebia as quentinhas do Ceará sem Fome, passei quase um ano recebendo e, ontem, o Cras entrou em contato comigo dizendo que eu entrei na lista. Já vim cedo para receber meu cartão!”, comemorou.

Mãe de três filhos, ela conta que trabalha fazendo doces e o dinheiro do cartão vai auxiliar também para conseguir implementar a renda. “Vai ajudar muito na alimentação dos meus filhos, porque os alimentos estão muito caros, e também porque pretendo tirar um pouquinho para empreender. Comprar ingredientes e poder ampliar a renda, através do Ceará sem Fome”, afirma.

Assim como Greicy, milhares de fortalezenses começaram a receber o cartão Ceará sem Fome, nesta sexta-feira (11), em evento realizado no Complexo Mais Infância Cristo Redentor. A cerimônia contou com a presença da vice-governadora do Estado e secretária da Proteção Social, Jade Romero, da primeira-dama do Estado do Ceará, Lia de Freitas, e da vice-prefeita de Fortaleza, Gabriella Aguiar.

Vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero ressaltou que o Cartão Ceará Sem Fome representa, também, oportunidade. “Nós temos uma série de equipamentos aqui em Fortaleza, no interior do Estado, que visam dar a oportunidade de vocês se formarem, de vocês terem atividades, para que vocês deixem os filhos de vocês. Que a gente siga sempre nessa parceria, para além do Cartão. Os equipamentos da Proteção Social são de vocês”, destacou.

No total, 9.039 famílias de Fortaleza serão contempladas com o cartão, que assegura um valor de R$ 300 para a compra de alimentos. Em todo o Ceará, 47.845 famílias em situação de vulnerabilidade receberão o novo lote, que agora inclui 18.226 novos beneficiários.

Primeira-dama do Estado do Ceará, Lia de Freitas destacou que além da garantia de um alimento na mesa, o Ceará sem Fome assegura, também, prioridade em políticas públicas. “Esse programa vem com qualificação, então, por favor, procurem qualificação, porque vocês têm prioridade. Fazer parte do cartão não é só comprar comida, é ser prioridade nas políticas públicas do Estado do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza”, frisou.

Vice-prefeita de Fortaleza, Gabriella Aguiar ressaltou a parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado para garantir, não apenas alimentos, mas a redução das desigualdades sociais e a esperança em dias melhores. “Para a gente trabalhar, a gente tem que dar as mãos. E a gente ter, na Câmara, na Assembleia, gente defendendo, com unhas e dentes, a redução da desigualdade, a maior quantidade de oportunidades para as pessoas, é fundamental”, ressaltou.

Alimento na mesa

As entregas desta sexta-feira (11) aconteceram, também, no Centro de Inclusão Tecnológica e Social (Cits) do Mucuripe. Viúva e mãe de sete filhos, Natália Viana (39) explica que é com o auxílio do programa Ceará sem Fome que ela vem garantindo o básico da alimentação em sua casa.
Natália recebe três marmitas diárias, através das cozinhas do Ceará Sem Fome no São João do Tauape e, agora, será contemplada, também, com o cartão Ceará Sem Fome. “Vai ser ótimo, porque eu não tinha e estou recebendo agora. Agora vou poder ir para o mercantil, comprar arroz, feijão, verduras. Não tinha em casa, agora vai ter”, celebra.

Em 2025, o programa Ceará sem Fome recebeu investimento de R$ 176,2 milhões. As entregas seguem amanhã (12), para moradores de 37 bairros de Fortaleza, no ABC Palmeiras e no Complexo Mais Infância Curió.

Para saber se tem direito ao benefício, a cidadã deve consultar o CPF nos sites da SPS (www.sps.ce.gov.br) ou Ceará Sem Fome (www.cearasemfome.ce.gov.br).

Onde receber os Cartões:

12 de abril
ABC Palmeiras – 8h – Rua Castelo de Castro, 2100, Conjunto Palmeiras, Fortaleza
Beneficiários moradores dos bairros
Jangurussu, Alameda das Palmeiras, Ancuri, Barroso, Cajazeiras, Conjunto João Paulo II,Conjunto Palmeiras, Esplanada Castelão, Jardim Castelão, Jardim Violeta, Mangueiral, Novo Barroso, Novo Castelão, Novo Jardim, Parque Santa Maria, Pedras, Santa Fé, Santa Maria, São Cristóvão e Tasso Jereissati.

Complexo Mais Infância Curió – 9h30 – Rua Dom Helder Câmara com Rua Paulo Freire, Curió, Fortaleza
Beneficiários moradores dos bairros
Água Fria, Alagadiço Novo, Cambeba, Cidade dos Funcionários, Coaçu, Conjunto Alvorada, Curió, Guajeru, José de Alencar, Lagoa Redonda, Messejana, Parque Iracema, Parque Manibura, Paupina, São Bento, São Miguel, e Sapiranga/Coité.

14 de abril
Complexo Mais Infância João XXIII – 8h – Rua Araguaiana, 77, João XXIII, Fortaleza
Beneficiários moradores dos bairros
Autran Nunes, Bela Vista, Conjunto Ceará, Couto Fernandes, Demócrito Rocha, Dom Lustosa, Genibaú, Henrique Jorge, João Arruda, João XXIII, Jockey Club, Pan Americano e Pici.

ABC Bom Jardim – 9h – Rua 03 Corações, 762, Bom Jardim, Fortaleza
Beneficiários moradores dos bairros
Alto Alegre, Bom Jardim, Bom Sucesso, Canindezinho, Granja Lisboa, Granja Portugal, Jardim Fluminense, Jardim Jatobá, Parque Presidente Vargas, Parque Santa Rosa, Parque Santo Amaro, Parque Santa Cecília, Parque São José, Parque São Vicente, Planalto Vitória, Santa Clara e Siqueira.

15 de abril
ABC Serrinha – 8h – Rua Cônego Lima Sucupira, 1487, Serrinha, Fortaleza
Beneficiários moradores dos bairros:
Aerolândia, Aeroporto, Alto da Balança, Boa Vista/Castelão, Benfica, Bom Futuro, Conjunto Tancredo Neves, Damas, Dendê, Dias Macedo, Fátima, Itaperi, Itaoca, Jardim América, Jardim das Oliveiras, Jardim União, José Bonifácio, Montese, Parangaba, Parque Dois Irmãos, Parreão, Passaré, Rachel de Queiroz, Serrinha, Tancredo Neves, Vila da Betânia, Vila da Paz, Vila Peri e Vila União.

ABC Mondubim – 9h – Rua Nossa Senhora da Conceição, 151, Mondubim, Fortaleza
Beneficiários moradores dos bairros:
Cidade Jardim, Cidade Nova, Conjunto Esperança, Jardim Cearense, Manoel Sátiro, Maraponga, Mondubim, Novo Mondubim, Planalto Ayrton Senna, Planalto Maraponga e Prefeito José Walter.