Casa do Cidadão Iguatemi amplia acessibilidade para pessoas autistas com nova Sala Sensorial
5 de agosto de 2025 - 14:19 #Casa do Cidadão #Sala Sensorial #Shopping Iguatemi
Assessoria de Comunicação da SPS
Texto: Rafaela Leite
Fotos: Claudio Rocha
O equipamento é o sétimo instalado em unidades de cidadania da SPS
Acessar serviços de cidadania ganhou ares de diversão para o pequeno Lucas Miguel (5). “O Miguel é autista nível 1 de suporte. Ele já tirou a identidade aqui, já fez atendimento no Cadastro Único e, muitas vezes fica estressado, tem crise por causa da espera”, relata sua mãe, Bárbara Rodrigues, enquanto o filho explora a nova sala sensorial da Casa do Cidadão Iguatemi.
O espaço foi inaugurado pelo Governo do Estado nesta segunda-feira (4), ampliando a acessibilidade e o suporte para pessoas atípicas. “Um espaço como esse representa inclusão para pessoas neurodivergentes. Eu estou adorando que ele está brincando, se divertindo, enquanto podemos aguardar para fazer um serviço ali fora. Vai ser muito bom para crianças neurodivergentes e para que a gente possa acessar um serviço mais tranquila”, completou.
O equipamento é o sétimo instalado em unidades de cidadania da Secretaria da Proteção Social (SPS). Agora, o Estado do Ceará conta com salas sensoriais nos Vapt Vupts de Antônio Bezerra e Messejana, em Fortaleza; nas unidades de Sobral e Juazeiro do Norte; e nas Casas do Cidadão dos shoppings Benfica, RioMar Kennedy e Iguatemi.
Presente na inauguração, a vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero destacou o investimento do Estado em políticas de inclusão, como salas sensoriais, edital de apoio às entidades que atendem crianças autistas e o lançamento da plataforma Ceará TEAcolhe. “Agora, a Casa do Cidadão do Iguatemi conta com mais esse importante espaço para a inclusão das famílias cearenses. E nós vamos seguir investindo nessas políticas de inclusão, sempre com um olhar atento para as famílias neurodivergentes do nosso estado”, frisou a gestora.
Cidadania e Inclusão
As salas sensoriais oferecem estímulos controlados, como luzes, texturas e equipamentos específicos. O objetivo é contribuir para a regulação emocional dos usuários e ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse durante os atendimentos nas unidades, como observa o supervisor da Casa do Cidadão Benfica, Felipe Menezes.
Inaugurada em maio de 2025, a sala sensorial do Benfica já recebeu 360 crianças autistas, com uma média de seis atendimentos por dia. O supervisor relata as experiências dos usuários, que vêem o espaço não apenas como ponto de acolhimento, mas de bem estar e interação, enquanto aguardam seus atendimentos.
“A gente percebe uma certa humanização, porque de fato elas saem mais tranquilas e alegres por terem um espaço dedicado a elas. Esse espaço traz uma demonstração de cuidado no atendimento e acaba ressignificando o que é o acolhimento. A gente não só treina e capacita a equipe para o atendimento, mas também tem um terreno todo preparado, com uma sala sensorial, para tornar o atendimento muito mais receptivo, acolhedor, muito mais eficaz”, destaca Felipe Menezes.
Na Casa do Cidadão do RioMar Kennedy, o equipamento tem auxiliado principalmente na assistência e na regulação de crianças, que ficam no espaço acompanhadas dos responsáveis e de um dos colaboradores da unidade. “Quem conhece já chega procurando, foi muito bem aceito tanto pelos responsáveis como pelas próprias crianças”, afirma a supervisora da unidade, Milena Senna.
Casas do Cidadão
Geridas pela Secretaria da Proteção Social (SPS), as Casas do Cidadão reúnem serviços de diferentes órgãos. Entre janeiro e junho deste ano, a rede realizou 354.837 atendimentos. Somente no Iguatemi, foram mais de 99 mil atendimentos no período.
A Casa do Cidadão Iguatemi fica localizada na Avenida Washington Soares, 85, piso 2, Edson Queiroz (em frente à loja Kalunga), e oferece serviços da Pefoce, Cagece, Etufor, Sine, SDHDS e AMC.