Quase três mil de jovens ingressam no mercado de trabalho pelo Primeiro Passo, no primeiro semestre de 2025

21 de agosto de 2025 - 13:41 # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Daniel França
Fotos:Claudio Rocha e Mariana Parente

O programa deve encerrar o ano com 4.500 aprendizes contratados em todo o Estado.

No Ceará, 2.985 jovens foram contratados como aprendizes, no primeiro semestre de 2025, por meio do Projeto Primeiro Passo, iniciativa da Secretaria da Proteção Social (SPS) que conecta estudantes de escolas públicas a empresas parceiras. Os bons resultados acompanham a notícia do Governo Federal, de que em todo o País as contratações de jovens por meio da aprendizagem cresceram 18,6%.

Além de garantir a primeira experiência profissional com carteira assinada, o programa é responsável por cerca de 9% dos vínculos formais firmados entre jovens, empresas e escolas públicas no Ceará. O impacto também alcança políticas sociais, já que só em 2024 mais de 3 mil beneficiários do programa Ceará Sem Fome conquistaram empregos formais a partir dessa porta de entrada.

A coordenadora de Inclusão Social da SPS, Wânia Azevedo, aponta os principais desafios da iniciativa. “Temos dois grandes desafios. O primeiro é adaptar o programa à realidade das escolas de tempo integral. O segundo é aumentar a adesão das empresas, porque ainda temos de 25% a 30% das vagas disponíveis sem preenchimento.” Ela também reforça a credibilidade que o programa conquistou entre os jovens cearenses. “O Primeiro Passo já é muito conhecido pela juventude cearense. Onde a gente chega, sempre tem jovens que já ouviram falar ou que buscam uma vaga. Essa credibilidade é uma das maiores forças do programa.”

Em 2024, o Projeto Primeiro Passo alcançou a marca de 3.500 jovens aprendizes inseridos no mercado de trabalho. A expectativa é que em 2025 esse número cresça, chegando a 4.500 contratos formalizados, o que amplia as oportunidades para os jovens cearenses.

Entre as empresas parceiras, a Ambiental Ceará, responsável pelo esgotamento sanitário em 24 municípios do estado, é um dos exemplos de adesão ao programa. Ao longo de 11 meses, os jovens aprendizes cumprem uma carga horária de trabalho e estudos ofertados pelo projeto, atuando nas unidades da empresa nas regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri.

Um desses jovens é Eduardo dos Santos, que entrou na empresa como aprendiz e hoje está efetivado como programador de serviços. “Cheguei à Ambiental Ceará por meio do programa Primeiro Passo e, após 11 meses, fui efetivado na empresa. Como aprendiz, tive o primeiro contato com o mundo corporativo. Aprendi a lidar com as pessoas e me desenvolvi tanto profissional quanto pessoalmente.” Ele também destaca como o programa foi decisivo para seu crescimento profissional. “Com o apoio do programa, realizei o curso de auxiliar administrativo e pude aplicar os conhecimentos na empresa, onde aprendi, na prática, com a experiência das pessoas que trabalhavam ao meu lado. Essa experiência me levou para um lugar de crescimento e foi fundamental para o meu desenvolvimento profissional.”