Balcão da Cidadania leva emissão de documentos para Zona Viva Edson Queiroz
2 de outubro de 2025 - 16:40 #Balcão da Cidadania #Zona Viva #Zonas Vivas
Assessoria de Comunicação da SPS
Texto: Rafaela Leite
Fotos: Claudio Rocha
Ao longo de outubro, moradores de diferentes bairros poderão acessar os serviços gratuitamente nas unidades do Zona Viva. Confira a programação
Acompanhado da esposa e da filha, Isac Lopes (25) comemorou a emissão de sua nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), nesta quinta-feira (2). Morador do Residencial Yolanda Queiroz, ele teve o documento atualizado ali mesmo na comunidade, através do Balcão da Cidadania, realizado no Zona Viva Edson Queiroz.
“É uma necessidade que a comunidade tem, porque muitas pessoas não têm condições financeiras de sair para tirar documento, pagar passagem. Já com isso aqui, na área mesmo, facilita bastante”, ressaltou.
A ação, realizada pela Secretaria da Proteção Social (SPS), acontece durante o mês de outubro em todas as unidades do Zona Viva. A iniciativa leva para dentro das comunidades serviços gratuitos de emissão de documentos, aproximando a população de seus direitos básicos.
Coordenador do Caminhão do Cidadão, Isaac Lima explica que a iniciativa partiu da coordenação dos Zonas Vivas, que identificou a necessidade da documentação básica entre seus beneficiários. “É muito importante essa atualização desses documentos dos cidadãos para que eles possam acessar os cursos, garantir os seus direitos, os benefícios sociais que são fornecidos pelo Governo Federal, pelo Governo Estadual e pela Prefeitura”, explicou o coordenador.
Tereza Cruz (63) soube da novidade e não perdeu tempo: trouxe os netos, Everton (15) e Wesley (12) para atualizar a documentação. “Na última vez que eles fizeram identidade, eles eram crianças, Everton tinha uns 4, 5 anos”, relatou, acrescentando a importância do documento para os próximos passos dos adolescentes. “O Everton quer se inscrever no Jovem Bolsista, Auxiliar Administrativo, então vai ser muito importante”.
Aluna do curso de Depilação no Zona Viva, Amanda Santos (35) também marcou presença com as filhas para emitir os documentos de toda a família. Ela conta que o processo normalmente causa desconforto e crises para a filha mais velha, que é autista e tem sensibilidade com barulho e espaços cheios. “A gente tinha que ir lá para o Iguatemi, para outros cantos, e agora foi bom demais. Graças a Deus, não precisou pegar fila nem nada, foi rápido. Facilita muito”, ressaltou.
A programação segue ao longo do mês, em todas as unidades do projeto Zona Viva. Confira as próximas datas:
Zona Viva – Cidade Jardim (Módulo 4)
7 de outubro, terça-feira
Horário: 9h às 16h
Zona Viva – Cidade Jardim (José Walter)
14 de outubro, terça-feira
Horário: 9h às 16h
Zona Viva – Jangurussu
20 de outubro, segunda-feira
Horário: 9h às 16h
Zona Viva – Vila Velha
27 de outubro, segunda-feira
Horário: 9h às 16h
Zona Viva – Granja Lisboa
31 de outubro, sexta-feira
Horário: 9h às 16h