Ceará TEAcolhe: deputada do Rio Grande do Sul visita SPS para conhecer ações voltadas a famílias neurodivergentes

8 de dezembro de 2025 - 16:53 #


O programa Ceará TEAcolhe, da Secretaria da Proteção (SPS), recebeu, nesta segunda-feira (8), a visita da deputada estadual do Rio Grande do Sul, Stela Farias. A parlamentar veio ao Ceará conhecer o funcionamento da iniciativa e acompanhar de perto a experiência, que tem se consolidado no acolhimento e atendimento a crianças e adolescentes neurodivergentes.

Durante a visita, a deputada destacou o pioneirismo do Ceará na formulação de políticas públicas voltadas às famílias atípicas e ressaltou a integração entre diferentes áreas do cuidado.

“Vocês são um estado completamente fora da curva. Eu digo isso com tranquilidade, não só porque conheço o trabalho que tem no Estado do Rio Grande do Sul, que fica muito longe do que vocês estão fazendo aqui, mas também no restante do país. Eu diria que as políticas para a atenção, particularmente neste caso das neurodivergências, das neuropatias, das TEAs, é um trabalho ainda que a gente está aprendendo e fazendo ao mesmo tempo, mas vocês estão à frente disso”, ressaltou.

Além de conhecer iniciativas voltadas para a infância, Stela Farias teve a oportunidade de acessar a plataforma digital do programa e conhecer, na prática, o funcionamento dos atendimentos jurídico e psicológico. Segundo ela, a experiência vivenciada no Estado servirá de base para discussões no Rio Grande do Sul, com o objetivo de fortalecer políticas públicas voltadas às famílias e pessoas atípicas. “É muito importante. A gente está levando para lá, eu vou estar nos próximos dias fazendo fala sobre isso no Estado do Rio Grande do Sul, na Assembleia Legislativa, nós estamos criando frentes parlamentares para dar atenção e foco”.

Acompanhando a visita da parlamentar, o secretário-executivo da Infância, Família e Combate à Fome da Secretaria da Proteção (SPS), Caio Cavalcanti, destacou o Ceará TEAcolhe como uma política pública inovadora, voltada ao “cuidado de quem cuida”. Para ele, a visita é uma oportunidade de promover trocas de experiências entre estados.

“O fato de recebermos a deputada é importante tanto para que ela conheça nossas políticas e ações da infância, sobretudo o Mais infância e o TEAcolhe, mas também que a gente possa trocar experiências. Então é um aprendizado mútuo que nós aprendemos, eles aprendem, e é o início de uma parceria que pode no futuro render frutos ainda melhores, tanto para o Rio Grande do Sul como para o Estado do Ceará”, frisou.

A agenda da deputada no Ceará segue até quarta-feira (10), com visitas a equipamentos sociais, como o Espaço Dias Macedo, Complexo João XXIII, Zona Viva do Granja Lisboa e a Cidade Mais Infância.

Ceará TEAcolhe

Programa da Secretaria da Proteção Social (SPS), o Ceará TEAcolhe vem se consolidando como uma importante política de ampliação e descentralização do atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Ceará.

A iniciativa já contemplou 40 instituições da sociedade civil, que receberam recursos do Fundo Mais Infância Ceará para a realização de atendimentos especializados, incluindo fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional e orientação social. O investimento foi de R$ 4 milhões pelo Governo do Estado.

Além disso, o programa conta com a plataforma Ceará TEAcolhe, que oferece apoio psicológico e atendimento jurídico online, de forma gratuita, para mães e cuidadores de crianças e adolescentes com autismo e outras deficiências intelectuais. A plataforma busca assegurar suporte e encaminhamentos psicossociais, além de facilitar a localização de unidades de saúde, atendimento mental e equipamentos sociais do Estado.