Hidroginástica promove lazer, saúde e convivência em comunidades atendidas pelo Esporte Superação

8 de janeiro de 2026 - 15:14 # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Rafaela Leite
Fotos: Mariana Parente

Modalidade de baixo impacto é uma das atividades ofertadas pelo projeto da SPS em núcleos de Fortaleza

Nas terças de manhã, o exercício da dona Mary Severo (59) é garantido, junto de outras quatro amigas do Bairro Ellery, onde mora. A atividade começa na caminhada até o núcleo do Esporte Superação do Álvaro Weyne, ali perto. É lá que elas participam das aulas de hidroginástica oferecidas na Associação Beneficente Estrela Da Manhã (Abem), um dos núcleos do projeto do Governo do Estado, executado pela Secretaria da Proteção Social (SPS), em Fortaleza.

Na piscina, Mary troca o passo firme da caminhada por movimentos ritmados ao som da música. Entre risadas, conversas e exercícios, a atividade se transforma em um espaço de cuidado com o corpo, fortalecimento de vínculos e promoção da saúde.

“Já estamos aqui há cerca de dois anos e é um lugar maravilhoso, que nos faz muito bem. Não perco a minha hidroginástica”, conta Mary, logo após o treino, cheia de energia. Aposentada, ela relata que os benefícios da prática vão além da disposição. “Fiz meus exames agora em dezembro. Ontem mesmo eu estava fazendo a comparação, vendo o quanto as taxas baixaram. É resultado dos exercícios. A piscina, a caminhada, a funcional, que comecei também. […] É vida, é saúde”, completa.

As aulas de hidroginástica combinam exercícios de baixo impacto com a resistência da água, contribuindo para a melhora dos movimentos cotidianos, do condicionamento físico e da saúde em geral. No núcleo do Álvaro Weyne, 77 pessoas participam da modalidade, a maioria mulheres com idades entre 50 e 85 anos.

Entre elas também está Francisca Antonia, a Toinha (61), que encontrou no projeto um apoio importante em um período delicado da vida. “Antes de eu entrar [na turma], eu passei por um problema de câncer. Ultimamente, eu estava emagrecendo rápido, só que eu não sabia o que era. Aí o que aconteceu? Diabetes”.

Ela conta que foi a mudança de hábitos alimentares, o acompanhamento médico e os exercícios que contribuíram para a mudança no quadro. “Dentro de três meses, graças a Deus, já estava tudo controlado. A hidroginástica é boa demais. Melhorou meu corpo, minha mente e até a dor que eu sentia no joelho”, completa.

Quem também marca presença na turma é Maria Aparecida (47). Ela tem deficiência intelectual e encontrou na hidroginástica um espaço de acolhimento, interação e retorno à prática de exercícios. Sempre sorridente, Aparecida conversa, abraça as colegas e não esconde o entusiasmo. “Toda semana estou aqui. Eu gosto muito”, diz.

Educadora física da turma, Alessandra Luz explica que antes de iniciar as atividades, todos os alunos passam por avaliação. “A gente faz algumas perguntas para saber se está com a glicemia controlada, com a pressão direitinha, se está tomando a medicação correta. Tem gente que tem artrose, tem hérnia de disco. Então, a gente sempre procura saber como está a saúde da pessoa para poder adaptar o exercício”, frisa.

Ela também destaca que apesar de associada ao público idoso, a hidroginástica é indicada para todas as idades, com benefícios na saúde metabólica, resistência cardiorrespiratória, controle de peso e força muscular. Entre as participantes, ela destaca que os ganhos aparecem principalmente no dia a dia. “Elas conseguem agachar melhor, pegar algum objeto no armário com mais facilidade, ter mais resistência. Antigamente, algumas andavam muito ofegantes, e hoje em dia elas já não andam mais”.

As inscrições acontecem presencialmente nos núcleos. Além da hidroginástica, o Esporte Superação oferece modalidades como balé, capoeira, ritmos, futebol, futsal, vôlei, jiu-jitsu, tiro com arco, atletismo, surf, esporte de orientação, skate, beach tênis, funcional e natação.

Esporte como ferramenta de inclusão

Coordenado pela Secretaria da Proteção Social (SPS), o Esporte Superação estimula a prática esportiva como ferramenta de inclusão social, promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida, em comunidades vulneráveis. Atualmente, o projeto conta com 246 núcleos em funcionamento no Ceará.

Somente em 2025, a iniciativa atendeu mais de 10,8 mil pessoas, em Fortaleza, Itatira, Itapajé, Itapipoca, Crato, Juazeiro, Barbalha, Sobral, Trairi e Caucaia.

Para o coordenador pedagógico do Esporte Superação, Hebert Ribeiro, o impacto do projeto vai além do aspecto físico. “Por meio do esporte, o projeto estimula hábitos de vida mais saudáveis, contribuindo para a prevenção de doenças, o bem-estar físico e mental e a melhoria da qualidade de vida de crianças, jovens, adultos e idosos. Mais do que a prática esportiva, o Esporte Superação representa uma estratégia de transformação social, capaz de gerar pertencimento, revelar potenciais e incentivar a construção de trajetórias mais saudáveis e cidadãs”, ressalta.

Serviço

Esporte Superação – Hidroginástica no núcleo do Álvaro Weyne
Onde: Rua Eng. João Nogueira, 363, Álvaro Weyne, Fortaleza
Horários de funcionamento:
Segunda: 8h30 às 9h30 / 18h às 19h
Terça: 7h30 às 10h30 / 17h30 às 18h30
Quarta: 8h30 às 9h30/ 18h às 19h
Quinta: 7h30 às 10:30/ 17h30 às 18h30
Sexta: 7h30 às 9h30

Onde você encontra o Esporte Superação

Fortaleza
Aerolândia, Aldeota, Álvaro Weyne, Autran Nunes, Barra do Ceará, Bonsucesso, Bom Futuro, Cais do Porto, Castelão, Centro, Cidade Nova, Cocó, Conjunto Ceará, Cristo Redentor, Demócrito Rocha, Dias Macêdo, Dom Lustosa, Édson Queiroz, Genibaú, Granja Lisboa, Granja Portugal, Henrique Jorge, Itaperi, Jangurussu, Jardim América, Jardim das Oliveiras, Jardim Iracema, Jardim Fluminense, João Paulo II, Joaquim Távora, Jóquei Clube, José Walter, Messejana, Moura Brasil, Novo Mondubim, Parque Genibaú, Parque Jerusalém, Parque São José, Parque Santana, Passaré, Pici, Pirambu, Paraíba do Futuro, Quintino Cunha, Sabiaguaba, São Bento, Serrinha, Serviluz, Siqueira, Sítio Córrego, Vicente Pinzon, Vila Peri, Vila União, Vila Velha.

Interior
Barbalha, Crato, Caucaia, Itatira, Itapajé, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Sobral e Trairi.