Ações de educação para o trânsito na Cidade Mais Infância são apresentadas ao estado de Tocantins
27 de janeiro de 2026 - 14:25 #Cidade Mais Infância
Assessoria de Comunicação da SPS
Texto: Leo Capibaribe
Fotos: Claudio Rocha

A educação para o trânsito é uma das temáticas trabalhadas pela Cidade Mais Infância. A boa experiência com as crianças no parque do Governo do Estado trouxe ao Ceará uma equipe de Tocantins. O objetivo era conhecer as instalações do projeto e os impactos gerados pelas ações voltadas à educação para o trânsito desde a infância. A Cidade Mais Infância é um equipamento administrado pela Secretaria da Proteção Social (SPS).
Durante a visita, os representantes do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins acompanharam de perto as práticas desenvolvidas na Cidade Mais Infância. As atividades envolvem desde noções básicas de convivência no trânsito até o conhecimento de leis e normas, sempre de forma lúdica e adequada à faixa etária.

O diretor administrativo do Detran/TO, Luígue Soares Brandão, destacou a relevância da Cidade. “Essa visita foi essencial para ver a grandeza desse projeto. E fiquei encantado em ver, também, a parceria entre várias secretarias e o Estado, imbuído de fazer com tanta qualidade e receber tão bem as crianças desse estado maravilhoso”.
O secretário-executivo da Infância e Família em Combate à Fome da SPS, Francisco Ibiapina, destacou a qualidade do equipamento e seus impactos no desenvolvimento das crianças. “É uma grande satisfação e alegria em atestar a qualidade desse equipamento, do acolhimento que ele faz nas nossas crianças e do benefício do desenvolvimento da cidadania e também da ludicidade de nossas crianças”.
Experiência lúdica para as crianças
As crianças têm a oportunidade de vivenciar experiências práticas por meio da interação com os equipamentos disponíveis no espaço. A metodologia lúdica adotada pelo projeto permite que conceitos como cidadania, convivência social e educação para o trânsito sejam assimilados de forma leve e envolvente.

O superintendente adjunto do Detran-CE, Marcelo Pinheiro, ressaltou a diversidade de atividades oferecidas e o caráter inovador do projeto. “Esse projeto é encantador, que atende crianças de várias idades para conhecer estruturas que o Estado disponibiliza para a população. O espaço do Detran tem várias atividades lúdicas para crianças entenderem melhor a cidadania, a educação do trânsito, a convivência entre as pessoas. Cada visita que a gente vem tem uma novidade, tem uma implementação nova”, enfatiza.
Vivenciando experiências da Cidade
Frequentadora assídua da Cidade Mais Infância nas férias, a artesã bonequeira Martínia Monteiro, residente em Pacoti, é uma mãe que destacou a importância do equipamento público para o desenvolvimento infantil e a formação cidadã das crianças. Segundo ela, o espaço é “o melhor equipamento que tem aqui no Ceará para criança”, por ser “gratuito, seguro, incrível”, reunindo brinquedos e atividades que considera “super interessantes”.

Na última visita, ela levou as duas filhas e também crianças da vizinhança – algumas das quais conheceram o espaço pela primeira vez: Hayla Castro, de 4 anos; Hanney Castro, 11 anos; Lunna Castro, 7 anos; Emília Raquel, 14 anos; e Marisa Letícia, 6 anos. A intenção, conta, é ampliar a iniciativa. “Eu quero vir até o final das férias, trazer, pelo menos, o restante das crianças da rua, fazer um grupo e trazer”, ressaltou Martínia.
Ao avaliar o espaço como adulta e cidadã, ela afirma que é difícil eleger uma atividade mais relevante, dada a diversidade de experiências oferecidas. “As meninas amam o teatro. Vamos ao cinema? Elas amam”, relata, acrescentando que as filhas também se encantaram com o salão de beleza, a pintura facial e o passeio nos carrinhos, voltado para o aprendizado das normas de trânsito e da sinalização. Para ela, trata-se de uma vivência inédita para as novas gerações: “É incrível, é incrível. Porque elas vão ter isso daí que nós não tivemos”.
“Eu gostei muito de vir na Cidade Mais Infância, porque aprendi como atravessar a rua direitinho, respeitar o sinal e cuidar das outras pessoas no trânsito. Foi tudo muito divertido e agora eu vou ensinar o que aprendi para minha família”, destacou Hanney Castro, de 11 anos.
Cidade Mais Infância
A Cidade Mais Infância é um equipamento do Governo do Ceará coordenado pela Secretaria da Proteção Social. O espaço é um parque coberto que reproduz uma cidade onde a criança é a protagonista. A Cidade funciona no Centro de Eventos do Ceará, de quarta a domingo (no período de férias), das 13h às 18h. Para visitar, é preciso agendar no site www.cidademaisinfancia.sps.ce.gov.br.