Com entregas no Sertão de Canindé, Vale Gás Social começa a ser distribuído a mais de 104 mil famílias cearenses

9 de fevereiro de 2026 - 16:33 # #

Assessoria de Comunicação da SPS

Entregas regionalizadas tiveram início em Canindé e Capistrano, contemplando municípios do Sertão de Canindé e do Maciço de Baturité

Os municípios de Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena e Paramoti, no Sertão do Canindé, foram os primeiros a receberem o novo lote do Vale Gás Social. A entrega regionalizada aconteceu na manhã desta segunda-feira (9), na Secretaria de Assistência Social de Canindé, beneficiando mais de 3.300 famílias e marcando o início das distribuições do benefício em todo o Ceará.

O momento contou com a presença da vice-governadora e secretária da Proteção Social (SPS), Jade Romero, além de prefeitos, gestores municipais e representantes da rede de assistência social da região.

Moradora de Canindé, a agricultora Cristina Alves, 34 anos, acompanhou a solenidade. Mãe solo de cinco filhos, ela destaca a importância do benefício para o orçamento familiar. “Essa é a terceira vez que eu recebo e é uma ajuda muito grande. Hoje mesmo eu deitei o botijão no chão porque estava acabando, aí eu disse ‘não, eu vou logo receber, porque aí dá pra trocar com o Vale Gás’. Hoje o gás está R$ 127. Com esse dinheiro, já compro fralda para os meninos, alimentação quando falta”, relatou.

Durante a abertura das entregas, a vice-governadora Jade Romero ressaltou o modelo regionalizado como estratégia para garantir que o benefício chegue com mais rapidez às famílias que mais precisam. “Estão sendo entregues aqui mais de 3 mil tíquetes do Vale Gás, que vai complementar a economia, que vai trazer um alento para as famílias, mas eu vou dizer que a principal determinação do nosso governador Elmano de fazer a entrega dos tíquetes do Vale Gás é para trazer dignidade a quem mais precisa”, destacou.

Moradora do assentamento Poço da Pedra, em Canindé, Elizabeth Rodrigues (37) também esteve presente para garantir seu tíquete. Mãe de dois filhos, ela conta que, antes do benefício, a maioria das refeições eram preparadas no carvão. “Um botijão de gás para nós é bom demais. Era difícil mandar encher meu botijão, porque a gente não tinha condição. O Vale Gás foi uma benção”, celebrou, entrando no segundo ano em que recebe o benefício.

Prefeito de Canindé, Professor Jardel destacou os investimentos do Governo do Estado no município, especialmente nas áreas de educação, infância e segurança alimentar. “Hoje, aqui, nós não estamos falando apenas da entrega do tíquete, mas do sentimento, do olhar humano de um governador e de uma vice-governadora que se preocupam com o povo cearense. (…) O Vale Gás não vai transformar ou resolver todos os problemas, mas ele ameniza uma dificuldade que você possa ter, e em vez de você tirar o dinheiro para comprar o gás, você pode tirar o dinheiro para comprar outra necessidade dentro da sua casa”, afirmou.

Também presente na solenidade, o prefeito de Madalena, Crispiniano Uchôa, ressaltou a relevância do benefício para as famílias do município. “Um botijão de gás, muitas vezes, parece ser uma coisa muito simples. Mas é tão importante, porque entrega dignidade, entrega segurança alimentar, entrega proteção para nossas famílias”, pontuou.

Maciço de Baturité

As entregas do primeiro dia seguiram também durante a tarde, no município de Capistrano, atendendo a três municípios do Maciço de Baturité.

Política pública que garante a recarga gratuita do botijão de gás, o Vale Gás Social já distribuiu mais de 2,6 milhões de tíquetes desde a sua implantação. Neste novo lote, mais de 104 mil tíquetes serão entregues a 183 municípios cearenses, com investimento previsto de R$ 10,2 milhões.

Com o início do programa federal Gás do Povo, em Fortaleza, os beneficiários da Capital deixaram de receber o programa estadual.

Próximas entregas

As entregas do Vale Gás Social seguem na quarta-feira (11), nos municípios de Itapajé e Irauçuba.