O QUE VOCÊ
PRECISA?
Artesanato
Historicamente, o Ceará desponta no cenário nacional como um Estado que reconhece no artesanato uma de suas grandes vocações produtivas. A atividade cumpre importante papel no desenvolvimento regional, pois, além do potencial de geração de trabalho e renda, promove a inserção da mulher e do jovem no setor produtivo e comercial, estimula práticas do associativismo, fixa o artesão em seu lugar de origem e consolida a identidade cultural cearense.
A Secretaria da Proteção Social (SPS) possui um conjunto de ações que promovem transformações estruturantes no segmento, com incentivo e apoio ao trabalho, comercialização dos produtos artesanais e fortalecimento das entidades e grupos artesanais, ampliando sua capacidade de gestão e autonomia e contribuindo para a sustentabilidade.
Cadastramento de artesãos
Realizado com emissão da Identidade Artesanal. Além de garantir a isenção de ICMS, em parceria firmada com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), a identidade permite o acesso do artesão à capacitação, assessoramento técnico, comercialização nas lojas Ceart, participação em feiras e eventos, credenciamento de entidades e garantia de acesso aos projetos de outras instituições e hospedagem na Casa do Artesão.
Credenciamento
Para entidades artesanais do Programa de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo do Artesanato do Estado do Ceará com emissão de credencial.
Curadoria
Orientação do artesão, grupos produtivos e/ou entidades artesanais para a melhoria da qualidade dos produtos.
Capacitação
O processo de capacitação é realizado em etapas, iniciando com diagnóstico da demanda, diagnóstico iconográfico, concepção e validação de coleções de produtos, passando pelo desenvolvimento de protótipos, capacitação tecnológica e gestão de negócios, finalizando com a avaliação dos produtos pela curadoria.
Assessoramento técnico
Aos artesãos, entidades artesanais e grupos produtivos.
Credenciamento público de fornecedores
São publicados editais de credenciamento público para a formação de cadastro de artesãos que possuam Identidade Artesanal e de entidades de artesanato credenciadas no Programa de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo do Artesanato do Estado do Ceará aptos à prestação de serviços de produção e fornecimento de produtos artesanais ao Fundo Especial de Desenvolvimento e Comercialização do Artesanato (Fundart).
Apoio à comercialização
As entidades artesanais e artesãos credenciados podem comercializar seus produtos nas lojas Ceart, além de garantir a participação em feiras e eventos locais, estaduais, regionais, nacionais e internacionais. Os produtos artesanais são comercializados em lojas na capital e no interior.
Selo Ceart
O Selo Ceart de Certificação de Autenticidade dos Produtos Artesanais e do Reconhecimento das Obras de Arte Popular Cearense garante a efetividade da ação governamental em acordo com as demandas do setor artesanal, visando criar ambiente favorável para que os artesãos cearenses possam manter e preservar os processos tradicionais de produção e de sua identidade cultural.
O Programa de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo do Artesanato do Estado do Ceará é a principal política pública destinada ao setor artesanal. Objetiva a valorização do artesanato cearense preservando a cultura, o talento, a tradição e a arte popular de cada região do Estado, desenvolvendo ações e projetos para qualificação de artesãos, apoio à comercialização, gestão da Ceart e gerenciamento do Fundo Especial de Desenvolvimento e Comercialização do Artesanato (Fundart).
Casa do Artesão
Próxima ao centro da capital cearense, em local de fácil acesso, a Casa do Artesão é uma iniciativa do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Proteção Social. O local comporta até 50 pessoas e possui dormitórios masculinos e femininos, cozinha completa, banheiros, sala de convivência e jardim. Cada artesão pode trazer um acompanhante e permanecer hospedado até 15 dias.
Voltar para
Proteção Social