Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência capacita técnicos dos CRAS para o atendimento a pessoas em situação de violação de direitos

24 de fevereiro de 2021 - 15:02

O Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência (Cravv) realizou um encontro on-line com 22 técnicos e coordenadores de monitoramento e assessoramento dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) estaduais. Coordenado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), o Cravv atua dando atendimento psicossocial a pessoas que sofreram lesões físicas, psicológicas ou foram violentadas em seus direitos e garantias fundamentais.

Para a titular da SPS, Socorro França, o diálogo entre esses serviços é fundamental para fortalecer a rede socioassistencial do Ceará. “Nossas políticas, serviços e equipamentos precisam, cada vez mais, dialogar e trabalhar conjuntamente, para conseguirmos diminuir os impactos de quem sofre com violações de direitos”, observa.

“Esse encontro foi importante para discutirmos o fluxo de funcionamento dos equipamentos e destacar a importância desses serviços atuarem juntos e fortalecerem a política de assistência no Estado do Ceará”, destaca a secretária-executiva da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Lia Gomes.

Seguindo as orientações do novo decreto de enfrentamento ao coronavírus, o Cravv mantém o atendimento remoto, por meio dos telefones e whatsApp 98895-5702/ 3101.5104 ou pelo e-mail cravv.ce@gmail.com. O trabalho é realizado por equipe técnica formada por assistentes sociais, advogados e psicólogos. Atuando de maneira integrada, a equipe presta atendimento e articula encaminhamento e acompanhamento das vítimas à rede de atendimento de acordo com a demanda e necessidade do vitimado ou familiar. As ações ocorrem de forma articulada com o Ministério Público, Defensoria Pública e toda a rede de segurança pública e saúde.

Neste período da pandemia, a equipe do CRAVV tem priorizado os atendimentos remotos, porém se comprovada a necessidade e excepcionalidade do caso, o atendimento poderá ser presencial. O Cravv fica na R. Silva Paulet, nº 334, Meireles.