Laboratório de Inclusão

4 de outubro de 2010 - 12:50

 

 

 
Laboratório de Inclusão


A criação do Laboratório de Inclusão é consequência do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Estágio Universitário da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). Na inclusão de pessoas com Acessibilidade Dificultada (AD) e vulnerabilidade social, no incentivo à evolução do comportamento humano e aplicação de projetos e oficinas, em estudos e experimentos científicos. No questionamento da necessidade do surgimento de um modelo de sociedade capaz de promover transformação e melhoria na qualidade de vida das pessoas, independente de suas diferenças.

Ao se deparar com a universalidade do público atendido pela STDS, percebe-se a necessidade de estabelecer um quadro pessoal condizente com as especificidades trabalhadas. O Laboratório de Inclusão se manifesta a partir da busca de evolução do comportamento para um novo modelo de sociedade, solidária e inclusiva, através de estudos, observação e aplicação de conhecimento da dimensão humana, valores e afinidades no quadro pessoal e profissional, dentro da livre expressão de conceitos e ideias.

Composto pelo Núcleo de Estágio Universitário e Núcleo de Acessibilidade Dificultada, o Laboratório de Inclusão funciona dentro dos espaços físico e funcional da STDS, promovendo a inclusão pelo trabalho de estudantes de nível médio, universitários e trabalhadores com AD ou vulnerabilidade social, através de seleção e acompanhamento, dentro de projetos específicos para cada Núcleo.


Núcleo de Estágio Universitário


O Núcleo de Estágio Universitário é responsável pela seleção, acompanhamento e avaliação de todo processo de aplicação de estágio universitário na STDS. Atualmente, a STDS dispõe de estagiários (entre bolsistas, voluntários e outros) em suas Unidades, alcançando um número superior a 150 estudantes engajados. Estão conveniadas à STDS, através do Núcleo de Estágio, 14 faculdades e universidades (Centec, Christus, FA7, Fac, Face, Fanor, FFB, Fic, Flated, IFCE, Uece, UFC, Unifor e Uva) e há uma ampla gama de cursos acompanhados (Administração, Arquitetura, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Jornalismo, Letras, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional etc.) o que, por si só, constitui um grande laboratório de troca de experiências. Nos últimos anos, o Núcleo de Estágio Universitário tem tomado um direcionamento mais individualizado em seu processo seletivo, dando espaço e valorização à dimensão humana, priorizando a questão ética, a consciência e o engajamento social.

A Pré-seleção ocorre através da avaliação do currículo padronizado, de observações e dos retornos, onde é dado destaque à afinidade ao trabalho a ser desenvolvido com os diversos usuários de cada Unidade da STDS (ressalte-se que, entre outros, compõe a clientela da STDS crianças e mulheres vítimas de violência, adolescentes em conflito com a lei, famílias em situação de vulnerabilidade social, idosos e pessoas com AD). A seguir, um período de Estágio Probatório dá margens a se observar o nível de comprometimento, a motivação e o interesse que o estudante universitário em seleção apresenta. Através da aplicação de avaliações periódicas, tanto do estagiário quanto da Unidade em que estagia, verifica-se o grau de aprovação, construindo-se assim um ‘banco de talentos’. Com base em pesquisa realizada em 2007 pelo Laboratório de Inclusão, houve cerca de 95% de satisfação do público interno da STDS com o quadro de pessoas selecionadas pelo Núcleo de Estágio Universitário.

De acordo com a legislação vigente sobre Estágio, é destinado um percentual de 10% do total de vagas a estudantes universitários com AD. Ainda, em todos os Editais de Seleção, o Núcleo de Estágio estabelece uma ‘cota paralela’ direcionada para estudantes universitários que apresentam histórico de vulnerabilidade social. São estudantes que, por motivo de pobreza, preconceitos diversos, problemas de saúde, orfandade etc., necessitam de uma inclusão qualitativa e individualizada. Afirma-se que, mesmos nesses casos, o processo seletivo mantém a mesma exigência de afinidade e comprometimento com o trabalho a ser desenvolvido. Através da seleção, do acompanhamento constante e das avaliações mencionadas, atrelados às relações mantidas e devidamente observadas entre o público interno e externo, é formado um Laboratório de Inclusão no cotidiano de cada Unidade de Estágio.

 

Equipe

 

Coodenação

João Monteiro Vasconcelos

 

Apoio e Desenvolvimento

Camila Campêlo de Melo (Assistente Técnica)

Vanessa Teixeira de Freitas Nogueira (Administradora)

Valdilene Sousa da Silva (Pedagoga)

 

 

Fale conosco

 

Fone: 85 3101-2123 | Fax: 85 3101-4583

E-mail: laboratoriodeinclusao@stds.ce.gov.br

Twitter: @labdeinclusao