STDS vai construir duas novas unidades socioeducativas em Sobral

31 de janeiro de 2011 - 03:00

 

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) inicia, neste ano, as obras de mais duas unidades para jovens em conflito com a Lei no município de Sobral. O Secretário Evandro Leitão e o Superintendente do Departamento de Edificações e Rodovias – DER, Quintino Vieira, vistoriam, nesta quinta-feira, 03, os terrenos onde serão construídos os novos centros educacionais. Aproveitam a viagem e visitam a unidade de Semiliberdade em funcionamento no município. Juntos, os novos equipamentos terão capacidade de atender a 130 jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

 

Financiados com recursos do Programa de Apoio às Reformas Sociais – Proares II e da Secretaria Especial de Direitos Humanos (Ministério da Justiça), as obras estão em fase de licitação ao custo de R$ 11,9 milhões, investimento do Governo do Estado. Os recursos são parte dos R$33 milhões disponibilizados para a construção e reforma dos equipamentos da Proteção Social Especial. Com essas medidas, a STDS visa ampliar e aperfeiçoar o atendimento a adolescentes infratores no Ceará.

 

Na semana passada, Evandro Leitão, junto à equipe da Secretaria, visitou também a nova estrutura do recém construído Centro Educacional do Passaré, o Centro Educacional Dom Bosco, e o Espaço Viva Gente.

 

OBRAS EM FUNCIONAMENTO

 

A STDS já iniciou as atividades no Centro Socioeducativo do bairro Canindezinho (foto). Esse Centro, com capacidade para 90 jovens, é o resultado de uma nova proposta de socioeducação, com estrutura diferenciada e especificidades que respondem às determinações do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). As novas instalações somam-se às estruturas dos Centros Educacionais do Patativa do Assaré (CEPA), do Dom Bosco (CEDB) e as unidades de internação provisória do São Miguel (CESM) e do São Francisco (CESF). A STDS também abriu processo licitatório para a construção da unidade da Sapiranga.

 

Além da construção e reforma das unidades, a STDS capacitou 1.260 instrutores em 2009 e 400 técnicos, psicólogos e assistentes sociais, dentre outros profissionais ligados à área, em 2010, para atender os jovens internos.

 

AÇÕES EDUCATIVAS E PROFISSIONALIZANTES

 

Além das ações de escolaridade, com funcionamento sistemático de oficinas pedagógicas e práticas educativas, a Secretaria promove, nos Centros, educação profissional, que assegura aos jovens o retorno ao convívio sociofamiliar, além de chances de profissionalização e ingresso no mercado de trabalho. Essas oportunidades são dadas a partir de parcerias com empresas privadas, como as fábricas de confecção MARISOL, D’Lady, Pena Surfwear, HOPE e METAL MECÂNICA MAIA.

 

Nas unidades, todos os adolescentes desenvolvem atividades lúdicas, esportivas, culturais e religiosas, além de receberem completa assistência psicológica, orientação e acompanhamento de doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS), de saúde geral e odontológica.