Unidade central do SINE/CE atenderá 300 mil pessoas por ano

4 de maio de 2011 - 14:29

A partir desta segunda-feira (2) os trabalhadores cearenses contam com um novo espaço para resolver questões referentes ao mercado de trabalho. A nova Unidade do Sine/CE – Estação Trabalho, localizada em dois andares do Fórum Autran Nunes, no Centro de Fortaleza, foi inaugurada pelo Governador do Estado, Cid Gomes. No espaço, o trabalhador poderá, por exemplo, solicitar sua carteira de trabalho ou mesmo se cadastrar no banco de dados do Sine/CE. “Esse é um espaço mais acolhedor, que incorpora novos serviços de forma centralizada. Em um só lugar, o trabalhador vai conseguir realizar todas as ações referentes ao mercado de trabalho”, explicou Cid.

Na construção da unidade, o Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), e em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), investiu R$ 1,3 milhão. O montante foi destinado à adequação do espaço, como a implantação de 19 guichês, que passará a atender cerca de 25 mil pessoas por mês. “Cerca de 16 mil pessoas buscavam o Sine mensalmente, com a ampliação serão 300 mil pessoas atendidas por ano”, lembrou o Governador.

Para o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão, o nova unidade do Sine/CE, marca também a inauguração de um novo conceito de atendimento ao trabalhador cearense e também empresários. “Em um local de fácil acesso e com mobilidade, o Sine vai propiciar aos usuários melhoria na qualidade dos serviços prestados”, enfatizou o secretário.

Além dos 19 guichês, os usuários vão encontrar no mesmo espaço uma biblioteca; duas salas de treinamento; um laboratório de informática; um núcleo de psicologia; um núcleo de atendimento especializado às pessoas com deficiência; sala de orientação profissional; e a central de solicitação de profissionais, que funciona de segunda a sexta-feira e atende pelo número 0800.283.1333. “Esse espaço vai oportunizar as alternativas do mercado de trabalho. Além de ser um local de atendimento digno ao trabalhador”, destacou o presidente do TRT da 7ª Região, desembargador Claudio Soares Pires.

A nova unidade do Sine/Ce também oferece serviços de avaliação psicológica para processos seletivos de empresas; atendimento para habilitação no seguro-desemprego formal; capacitação e qualificação profissional; oficinas de orientação para o mercado de trabalho e captação de vagas com as empresas.

Unidades Vapt Vupt

Durante a inauguração da Estação Trabalho, o Governador anunciou a criação de cinco unidades Vapt Vupt, que são espaços que oferecem um amplo serviço integrado de atendimento ao cidadão. Segundo Cid, três unidades ficarão localizadas em Fortaleza e duas no Interior do Estado. “Esses espaços terão cerca de oito mil metros quadrados e neles os cidadãos poderão retirar o Registro Geral e o CPF”, exemplificou. Ainda segundo ele, as duas unidades do Interior deverão ficar localizadas uma na Região Norte e outra na Região Sul.

Participaram da solenidade a secretária estadual da Justiça, Mariana Lobo; a defensora Pública Geral do Estado, Francilene Gomes; o desembargador José Antônio Parente da Silva e o deputado Federal, André Figueiredo, e o presidente do Sine/IDT, De Assis Diniz.