STDS e CDH LANÇAM CAMPANHA DE COMBATE À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

12 de maio de 2011 - 18:53

 

 

CIDADANIA

 

STDS e CDH LANÇAM CAMPANHA DE COMBATE À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 

 

A campanha é alusiva ao Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

 

Data: 18 de maio (quarta-feira)

Horário: 9 horas

Local: Auditório da STDS – Rua Soriano Albuquerque, 230, Joaquim Távora

 

 

 

Mobilizar as organizações empresariais, organismos não governamentais e a sociedade civil organizada para se engajar no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes no Ceará e no Pais é o objetivo da campanha que a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e a Coordenadoria Estadual de Direitos Humanos (CDH), lançam, oficialmente, às 9 horas, da próxima quarta-feira, dia 18, na sede da STDS. Na oportunidade, representantes de federações e demais entidades de classe ligadas aos setores público e privados, dos setores da indústria, comércio e serviços assinarão a Declaração de Compromisso Corporativo, para engajamento no Plano de Ação de combate à exploração sexual infanto juvenil.

 

 

“Nosso objetivo é fortalecermos e integrarmos uma rede de mobilização que possa atuar e articular em todo o Estado ações de divulgação do problema, de conscientização das pessoas e de combate à violência sexual praticada contra nossas crianças e adolescentes”, explicou o titular da STDS, Evandro Leitão, ao apresentar para um grupo de 20 entidades de classe um plano com 22 ações para serem desenvolvidas este ano, na capital e no interior cearenses. “Se não tivermos a mobilização da sociedade civil como um todo, dificilmente iremos conseguir eliminar a violência sexual contra as crianças”, acrescentou o titular da CDH, Marcelo Uchoa, ao convidar os presentes a abraçarem a campanha.

 

 

 

 

COMPROMISSO CORPORATIVO

 

 

Ao apresentar a campanha e os termos do Compromisso Corporativo, Evandro Leitão, pediu a todos que discutam as propostas nas respectivas entidades, para que apontem, além do previsto na declaração, que outras ações estão ou poderão desenvolver. Como forma de dar seguimento e consolidar as atividades, após o dia 18, – Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes -, o secretário sugeriu a criação de um fórum permanente para acompanhamento dos trabalhos, com reuniões mensais, nos dias 18 de cada mês.

 

 

“Precisamos criar um fórum para trabalharmos e acompanharmos as ações do Plano e que articule, cotidianamente, a rede de políticas públicas de apoio a essa temática”, acrescentou Leitão. “Esse momento é de comprometimento e queremos que seja transformado em ações dinâmicas, complementou o secretário de Direitos Humanos, da Prefeitura de Fortaleza, Demitre Cruz.

 

 

O encontro da manhã de ontem, na sede da STDS, reuniu representantes do Sistema Fiec, Fecomércio, CDL, Sebrae, CIC, Ceará Portos, Coelce, da Promotoria e Defensoria Públicas, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, ABIH-CE e demais entidades ligadas às questões da criança e adolescência.

 

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

 

Além do ato formal de adesão à Declaração de Compromisso Corporativo, que será celebrado às 9 horas, do dia 18 (quarta-feira), uma série de atividades, como blitz, passeatas, seminários, oficinas e audiências públicas, alusivas à data, serão realizadas na cidade, a partir da próxima semana. No dia 19, às 16 horas, a coordenação da Coordenadoria Estadual de Direitos Humanos (CDH) e da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), da Prefeitura de Fortaleza, promoverão na Cidade da Criança, no Centro de Fortaleza, uma série de atividades culturais para crianças, jovens e adultos do Estado.