Secretário Evandro Leitão expõe projetos da STDS na Assembléia

5 de julho de 2011 - 11:58

O Secretário Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão, participou na manhã de ontem, da 4ª edição da Jornada Municipalista, uma ação da Assembléia Legislativa do Ceará, cujo objetivo maior é aproximar o executivo e o legislativo cearenses dos municípios. Promovido pelo presidente da casa, Roberto Cláudio, o evento permite ainda ampliar a visibilidade e o conhecimento sobre a história, costumes e culturas de cada um dos 184 municípios à população.

“Nosso objetivo é promover uma aproximação física do Estado, ao mesmo tempo em que conhecemos um pouco mais da realidade dos municípios”, destacou o presidente da Assembléia ao abrir a solenidade, que reuniu ontem, prefeitos, parlamentares, representantes e lideranças políticas de nove municípios: Alto Santo, Crato, Ererê, Eusébio, Itapiúna, Quiterianópoles, Salitre, São João do Jaguaribe e tabuleiro do Norte.

Convidado por Roberto Cláudio para apresentar as ações que a STDS desenvolve no Estado, Evandro Leitão fez uma exposição da política estratégica de atuação da secretaria no interior, a partir dos três eixos de ação social do governo do Estado: Política do Trabalho e Geração de Emprego e Renda, Assistência Social e Segurança Alimentar e Nutricional. Na oportunidade, o secretário expôs, um a um, os programas desenvolvidos pela STDS nas três áreas, pontuando, inclusive, os projetos em andamento em cada um dos nove municípios contemplados nesta 4º edição da Jornada Municipalista.

“Agradeço a oportunidade de apresentar aqui as ações desenvolvidas por nós (STDS) e informo que nossa proposta para este ano é ampliar as ações e o número de vagas nos projetos de capacitação, para que possamos aumentar a ocupação de nossos jovens no mercado de trabalho”, sinalizou Leitão, numa referência aos projetos desenvolvidos na área de geração de emprego e renda, a exemplo do Projeto Primeiro Passo, Juventude Empreendedora, ProJovem Trabalhador e Criando Oportunidades dentre outros. “Precisamos capacitar nossos jovens para que tenha a oportunidade do primeiro emprego”, defendeu o secretário, ao destacar a importância da participação efetiva dos prefeitos e lideranças comunitárias em cada uma das ações do governo do Estado no interior cearense.

Nesse sentido, ele anunciou o lançamento, em breve, dos editais dos programas de apoio aos idosos e às pessoas com deficiência. “Peço que fiquem atentos, porque em breve lançaremos esses editais e gostaríamos que todos participassem”, convidou o secretário, colocando-se à disposição para atender a todos. “Estamos aqui para atender, servir a todos, aos gestores, aos prefeitos e aos munícipes”, ressaltou Leitão. Durante a solenidade, os prefeitos dos nove municípios convidados nesta edição ganharam medalhas da Assembléia Legislativa pela passagem dos aniversários das cidades. O evento foi encerrado com a exposição dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Secitece) apresentados pelo titular da pasta, René Barreira.