STDS mobiliza catadores para implantação de cooperativa no Vale do Jaguaribe

20 de julho de 2011 - 13:50

 

 

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) realiza nesta quarta-feira, 20, no município de Limoeiro do Norte, mobilização de 200 trabalhadores para implantação da cooperativa dos catadores de materiais recicláveis do Vale do Jaguaribe. Amanhã, 21, serão mobilizados e capacitados, no município de Russas, outros 30 catadores do projeto de reciclagem de óleos e gorduras residuais.

 

A programação faz parte da série de eventos e cursos desenvolvidos pelo Projeto de Inclusão Social e Produtiva para beneficiários do CadÚnico. O projeto é financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) e Governo do Estado do Ceará, por meio da STDS.

 

Resíduos Sólidos e Óleos e Gorduras Residuais

A atividade econômica gerada pelo reaproveitamento de resíduos acontece por meio de duas ações: reciclagem de resíduos sólidos e de óleos e gorduras residuais. A implantação do projeto promove a educação ambiental, garantindo a segurança alimentar dos envolvidos na cadeia produtiva de óleos e gorduras residuais. Além disso, as ações devem ampliar as oportunidades dos microempreendimentos sustentáveis, gerando rendimentos especialmente para as populações de baixa renda.

 

A reciclagem de resíduos sólidos deve utilizar como matéria-prima básica as embalagens de pet, vidros, papel, plásticos e alumínio. Já o reaproveitamento de óleos e gorduras residuais se baseia na grande oferta nacional de óleos residuais de frituras facilmente encontrada em cozinhas industriais, restaurantes, fast-foods e nos domicílios.

 

Cadastro Único

O Cadastro Único para Programas Sociais é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou de três salários mínimos no total. Famílias com renda superior a meio salário mínimo também podem ser inscritas, desde que sua inserção esteja vinculada à inclusão e/ou permanência em programas sociais implementados pelo poder público nas três esferas do Governo.

 

O CadÚnico possibilita conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e também dados de cada um dos componentes da família.

 

Serviço:

Limoeiro do Norte (Cáritas – Rua Cônego Climério Chaves, 2743) – 20 de julho (quarta-feira) – 14h

Russas (SAS – Av. Dom Lino, 206) – 21 de julho (quinta-feira) – 9h

 

 

Assessoria de Comunicação Social e Marketing

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista Responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Fone: 3101.2089/2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter: www.twitter.com/stdsonline