Ce – Jovem (Capacitação) Juventude Cidadã

25 de julho de 2011 - 17:01

O Ceará é uma das unidades mais pobres da federação apesar dos esforços desenvolvidos pelo Governo Estadual, nos últimos anos, e ter apresentado índices de crescimento econômico superiores ao Nordeste e ao Brasil.

A decisão política do Governo de enfrentar essa situação leva à adoção de estratégias que visem superar as condições que se apresentam, nível de desigualdade de renda e riqueza, grande contingente da população em extrema pobreza, que, segundo o IBGE-2011 corresponde ao percentual de 17,64% da população, com a agravante de se encontrar desprovida de patrimônio físico-financeiro, social e humano que viabilize a saída dessa condição.

Todos os estudos apontam para necessidade de constituir políticas integradas para juventude, em especial para os que vivem nas regiões norte e nordeste.  Criar condições objetivas para construção de um Plano Decenal Estadual de Políticas Públicas de Juventude, a exemplo do Plano Nacional de Juventude, torna-se condição essencial para o desenvolvimento.

A insuficiência e ou redução das políticas públicas voltadas para a inclusão dos jovens no mundo do trabalho, influenciadas pelas determinações do capital, restringe o número de empregos e faz crescer as desigualdades sociais. No último censo a população jovem ultrapassou 34 milhões de pessoas (15 a 24 anos de idade, de acordo com o critério apontado pela ONU). Sem garantias trabalhistas, adolescentes e jovens abandonam os estudos para viver do trabalho informal.

Com a finalidade de atenuar esse quadro, o Projeto Juventude Cidadã atua junto ao segmento jovem da população cearense, entre 18 a 29 anos , com renda per capita de até 1 salário mínimo, desde que estejam obrigatoriamente inscritos no Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social, realizando ações de qualificação social e profissional, além de contribuir para a formação inovadora  e  criativa do desenvolvimento do capital humano dos jovens.

Objetivos do Projeto:

– Contribuir para o desenvolvimento sociocognitivo dos jovens, a partir de metodologias práticas que utilizem a arte e a cultura para o fortalecimento da sua consciência ativa;

– Promover qualificação profissional e social para jovens, de acordo com as potencialidades dos municípios e as possibilidades de inserção no mundo trabalho

– Fomentar ações que estimulem nos jovens o reconhecimento dos valores sociais e direitos humanos, através da prestação de serviços voluntários na comunidade;

– Garantir, no mínimo, a inserção de 30% dos jovens qualificados no mundo do trabalho, com base na Lei 10.097/2000,  Lei Federal n. 6.494/1977 e Decreto Estadual  Nº 26.725/2002 , como aprendiz e estagiário e outras formas de inclusão;

– Transferir renda para todos os jovens beneficiados através da concessão de auxílio financeiro, no valor de R$100,00 mensal, durante 6 meses, para todos os jovens beneficiados.

Municípios contemplados: Aguardando o Projovem Trabalhador – 2011 (2º semestre).

Gerente: Márcia Mária Mororó Monteiro Muniz

Endereço: Rua José Vilar – 420 – Meireles – Fortaleza – Ceará