STDS leva experiência de medidas socioeducativas ao fórum do BID no Rio

5 de agosto de 2011 - 13:40

As experiências inovadoras do Plano Estadual de medidas socioeducativas e de acesso à Justiça desenvolvidas pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), nos centros de ressocialização de jovens em conflitos com lei, serão expostas e debatidas na próxima terça-feira, dia 9, no Fórum sobre Segurança Cidadã, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no Rio de Janeiro. A apresentação, que tem como título “Acesso à Justiça, Políticas Penitenciárias e Medidas Socioeducativas”, será feita pelo coordenador do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares II) no Ceará, Roberto Luiz Lima Rodrigues.

 

Na oportunidade, ele apresentará também o novo modelo de ações adotadas pelo programa “Um Novo Olhar”, e os avanços dos programas de capacitação e de geração de emprego e renda nos centros educacionais Cardeal Aloísio Lorscheider (Cecal) e Patativa do Assaré (Cepa); que vêm promovendo maior ocupação, instrução, integração e ressocialização dos jovens internos. Além da formação profissional remunerada nas fábricas da Marisol, Hope e Metal Mecânica Maia, os jovens participam, em tempo integral, de atividades educativas, culturais, esportivas e de lazer, das sete às 19 horas.

 

Ceará entre os cinco

A experiência do Ceará na área da segurança social juvenil é uma das cinco escolhidas pelo BID, pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e pelo governo do Estado do Rio de Janeiro, no País, para compor a 4ª edição do Fórum Sobre Segurança Cidadã: Brasil e suas Experiências Inovadoras na Prevenção da Violência. No Estado, além do plano estratégico para implantação de medidas socioeducativas, o BID está financiando a construção de dois novos centros educacionais modelos, sendo uma unidade de semiliberdade, na Sapiranga, em Fortaleza e outro, de internação provisória, em Sobral, envolvendo recursos da ordem de R$ 10,4 milhões.

 

O Fórum começa na segunda-feira, 8, e contará com as presenças da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie, do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, do representante do BID, no Brasil, Fernando Carrill-Flórez, e demais representantes de governos e entidades públicas ligadas às questões de segurança pública.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

twitter: www.twitter.com/stdsonline