STDS e Ceas realizam IX Conferência Estadual da Assistência Social

18 de outubro de 2011 - 18:29

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com o Conselho Estadual da Assistência Social (Ceas), realiza, a partir desta quarta-feira, 19, até sexta-feira, 21, no Ponta Mar Hotel, a IX Conferência Estadual de Assistência Social. A abertura do evento será nesta quarta-feira, 19, às 14 horas.

O objetivo do encontro, cujo tema central este ano é “Consolidar o Suas e valorizar seus trabalhadores”, é debater a política estadual de assistência social, analisando avanços e desafios futuros, para determinar diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no Estado. As deliberações do encontro serão apresentadas na VIII Conferência Nacional de Assistência Social que será realizada de 7 a 10 de dezembro, em Brasília.

A Conferência Estadual vai reunir prefeitos, secretários de ação social, assistentes sociais e delegados, totalizando 800 pessoas, dos 184 municípios cearenses, que, durante os três dias, debaterão Avanços e Desafios na Consolidação do SUAS – Gestão do Trabalho, Qualificação dos Serviços, Centralidade do SUAS na superação da Extrema Pobreza e Controle Social. A plenária final será às 14 horas, de sexta-feira, 21, após o que serão eleitos os delegados para a VIII Conferência Nacional de Assistência Social.

Controle Social

O controle social é a capacidade que a sociedade tem de intervir nas políticas públicas através da fiscalização, do monitoramento e da avaliação. Para exercer esse controle social, é fundamental acompanhar propostas, objetivos e metas previstas nos planos de assistência social elaborados em cada município, a partir de seus diagnósticos sociais. Em cada estado, é realizado o acompanhamento e fiscalizado o cumprimento do cofinanciamento e o trabalho desenvolvido com recursos do Suas, em defesa e garantia do acesso dos usuários.

Criado em 2004, o Suas se organiza em todo o território nacional sob a coordenação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Entretanto, devido à descentralização político administrativa, são os estados e municípios que coordenam e executam a proteção social básica e especial, ações que, no Ceará, são coordenadas pela STDS.

19 de outubro (quarta-feira)

13h – Credenciamento

14h – Apresentação do Projeto de Percussão em Latas – Bate Lata de Barroquinha – Solenidade de abertura

– Composição da mesa

14h30 – Execução do Hino Nacional e do Hino do Ceará pelo Coral da STDS.

15h – Mesa Redonda: Avanços e Desafios na Consolidação do Suas – Gestão do Trabalho, Qualificação dos Serviços, Centralidade do SUAS na superação da Extrema Pobreza e Controle Social.

– Simone Albuquerque (Departamento de Gestão do Suas do MDS)

– Célia Melo (Gestão do Suas da STDS)

– Irma Moroni (Uece)

Coordenação de Mesa:

Presidente do Ceas/CE – Roseli Ferreira

Vice Presidente do Ceas/CE – Mary Anne Libório

16h30 – Debate

17h30 – Coquetel de Encerramento

20 de outubro (quinta-feira)

08h – Leitura e Aprovação do Regimento da IX Conferência Estadual de Assistência Social

Expositores:

Conselheira do Ceas/CE – Lêda Cruz