STDS realiza V Jornada Gerontológica

16 de novembro de 2011 - 13:05

 

Data: 16 a 18 de novembro

Horário: 8 às 17 hs

Local: Praiano Hotel: Av.: Beira Mar, 2.800

 

 A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio da Coordenadoria de Proteção Social Básica e Segurança Alimentar e Nutricional realizam, de 16 a 18 de novembro, a V Jornada Gerontológica. Este ano, o tema central do encontro será “Envelhecimento Participativo – o florescer de uma nova sociedade”. A abertura será às 8 horas de quarta-feira e contará com as presenças do titular da STDS, Evandro Leitão, após o que se seguirá curso ministrado pela mestre e doutora em Ciências Sociais e antropóloga, Vera Maria Brandão.

 

 

Os trabalhos prosseguirão por toda a quinta e sexta-feiras, dias 17 e 18. Na jornada, serão apresentados vários trabalhos acadêmicos e experiências profissionais, que vêm sendo realizados para a pessoa idosa. O objetivo é implementar e assessorar os municípios na consolidação do atendimento ao idoso, a partir da disseminação da política do idoso no Estado do Ceará.

 

 

Atendimento à Pessoa Idosa

 

Em Fortaleza, a STDS opera com duas unidades, a Casa Abrigo e o Ciaprevi, no atendimento e acolhimento de idosos. No interior, os serviços são realizados pelas prefeituras municipais, com apoio e assessoramento do governo do Estado, de forma intersetorial.

 

 

A Casa Abrigo é destinada ao acolhimento de idosos com grau de dependência para atividades de auto-cuidado na vida diária, abandonados por seus familiares ou que não tenham condições de prover seu próprio sustento. Na unidade, uma equipe multidisciplinar (médicos, dentistas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e assistentes sociais) desenvolve atividades pedagógicas, terapêuticas e de lazer com os abrigados.

 

 

 Inaugurado em junho de 2009, o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (Ciaprevi) auxilia vítimas de violência. A unidade atende casos de violência psicológica, financeira, física e sexual, além de casos de negligência, abandono e auto-negligência por meio de serviços jurídico, social, psicológico e terapêutico. O funcionamento do Ciaprevi possibilita uma maior visibilidade da situação de violência contra a pessoa idosa, considerando que hoje a população denuncia e acompanha o resultado dos casos denunciados.

 

 

Serviço: telefones para contatos e denúncias de violência contra a pessoa idosa:

 3101-2728 e 0800-2755555

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 9987.0400 / 8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter: www.twitter.com/stdsonline