STDS entrega prontos 1.300 jovens para o mercado de trabalho

21 de novembro de 2011 - 17:54

 

 

Data: 22 de novembro (terça-feira)

Horário: 15 horas

Local: Auditório STDS

 

Mão de obra para operar as máquinas da indústria, do comércio e do setor de serviços não será mais problema neste fim de ano e na alta estação de férias, que se aproxima. A Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) “entrega” prontos, na próxima terça-feira, dia 22, mais 1.300 jovens qualificados para o mercado de trabalho. A solenidade de diplomação dos novos trabalhadores será feita às 15 horas, pelo secretário Evandro Leitão, no auditório da STDS.

 

Os jovens foram capacitados nos sete Centros de Inclusão Tecnológicas e Social (CITS), coordenados pela STDS, em sete bairros da periferia de Fortaleza, em áreas de maior vulnerabilidade social e com maior carência de oportunidades de trabalho .Os jovens foram qualificados nas áreas de Construção Civil, Cabeleireiro, Informática Básica e Avançada, Recepção em Meio de Hospedagem, Administração de Departamento Pessoal, Fotografia e Filmagem, Mecânica de Motos, Manutenção de Hardware, Inglês Básico, Telemarketing, Culinária Regional e Sobremesas Finas.

 

Oportunidades

 

“Com essas formaturas, estamos dando aos jovens as condições necessários para o primeiro emprego, oportunidade que queremos ver aproveitadas pelas empresas cearenses”, destacou o secretário Evandro Leitão. “Novas turmas serão abertas até o fim do ano”, sinalizou Leitão. Os Cits estão localizados nos bairros bairros Lagamar, Mucuripe, Parque São José, Messejana, Conjunto Ceará, José Walter e Jangurussu.

 

Entre os cursos ofertados nos CITS estão: Informática básica e avançada; Recepcionista em Meio de Hospedagem; Telemarketing; Eletricista Predial; Mecânica de motos; Artíficie da Construção Civil; Fotografia e Vídeo; Qualidade no Atendimento; Manutenção de Hardware; Rotinas Administrativas; Cabeleireiro, dentre outros.

 

 

Além dos CITS, a STDS promove qualificação profissional através de quatro outros programas: o Primeiro Passo, que este ano já capacitou cerca de 10 mil adolescentes, o Projovem Trabalhador, que nos últimos dois anos preparou 12 mil jovens e já inscreveu outros 8.500, para 2012 e o Criando Oportunidades, que até dezembro próximo estará qualificando mais 6.203 pessoas, das quais 600 jovens em conflitos com a lei. Além da qualificação, o Criando Oportunidades entregará 1.722 kits instrumentais de trabalho, aos profissionais capacitados.

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 9987.0400 / 8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter: www.twitter.com/stdsonline