STDS entrega prontos 1.300 jovens para o mercado de trabalho

23 de novembro de 2011 - 12:32

O curso ofertado pelo Cit’s veio aprimorar meus conhecimentos em fotografia e filmagem, hoje depois de capacitado estou abrindo meu próprio negócio”, afirmou Arão Costa, 21,formado pelo curso de fotografia e filmagem.

 

Mão de obra para operar as máquinas da indústria, do comércio e do setor de serviços não será mais problema neste fim de ano e na alta estação de férias, que se aproxima. A Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) entregou nesta terça-feira, dia 22, mais 1.300 jovens qualificados para o mercado de trabalho.

 

Os jovens foram capacitados nos sete Centros de Inclusão Tecnológicas e Social (CITS), coordenados pela STDS, em sete bairros da periferia de Fortaleza, em áreas de maior vulnerabilidade social e com maior carência de oportunidades de trabalho .Os jovens foram qualificados nas áreas de Construção Civil, Cabeleireiro, Informática Básica e Avançada, Recepção em Meio de Hospedagem, Administração de Departamento Pessoal, Fotografia e Filmagem, Mecânica de Motos, Manutenção de Hardware, Inglês Básico, Telemarketing, Culinária Regional e Sobremesas Finas.

 

“Investir na capacitação profissional de nossos jovens é uma grande preocupação. O Estado vem fazendo sua parte, sendo instrumento de inserção social, consolidando a política de geração de emprego e renda e fortalecendo o mercado de trabalho”, afirmou Evandro Leitão.

 

Oportunidades

Para Brena Késsia, 19, o curso de inglês e o de qualificação no atendimento fizeram toda diferença. Hoje inserida no mercado de trabalho, a jovem afirma que os cursos mudaram sua vida. “ Hoje estou no mercado de trabalho, aprendi a me relacionar com outras pessoas e a trabalhar em equipe. Já estou matriculada em outro curso oferecido pelo Cit’s o de auxiliar administrativo”, afirmou Brena.

 

Além dos CITS, a STDS promove qualificação profissional através de quatro outros programas: o Primeiro Passo, que este ano já capacitou cerca de 10 mil adolescentes, o Projovem Trabalhador, que nos últimos dois anos preparou 12 mil jovens e já inscreveu outros 8.500, para 2012 e o Criando Oportunidades, que até dezembro próximo estará qualificando mais 6.203 pessoas, das quais 600 jovens em conflitos com a lei. Além da qualificação, o Criando Oportunidades entregará 1.722 kits instrumentais de trabalho, aos profissionais capacitados.

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 9987.0400 / 8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br“>imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter: www.twitter.com/stdsonline