Secretário Evandro Leitão recebe Medalha Capacete Bombeiro Militar do Corpo de Bombeiros

19 de janeiro de 2012 - 18:54

 

A homenagem aconteceu durante a solenidade de formatura de 140 jovens do Projeto Primeiro Passo, fruto de parceria com a Unidade Militar do Corpo de Bombeiros 

 

 

O Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão, recebeu a Medalha Capacete Bombeiro Militar, mais alta homenagem concedida pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta sexta-feira, 20, durante solenidade de formatura de 140 jovens do Projeto Primeiro Passo. O titular da STDS foi homenageado por conta da parceria firmada com o Corpo de Bombeiros na execução de ações de capacitação de jovens desenvolvidas no Estado. Até o final de 2011, o Primeiro Passo já capacitou 38 mil jovens para o mercado de trabalho.

 

Os cursos foram desenvolvidos pela STDS em parceria com a Unidade Militar do Corpo de Bombeiros e tiveram duração de cinco meses com carga horária de 250 h/a. Os jovens foram qualificados nas áreas de Eletricidade Básica, Conserto e Manutenção de Computadores, Pintura Predial, Telemarketing, Técnica em Vendas, Informática Avançada, Bombeiro Hidraúlico e Auxiliar Administrativo. 

 

Qualificação Cidadã 

Coordenado pela STDS, o Primeiro Passo atua na preparação da classe juvenil, através de cursos profissionalizantes nas áreas de serviços, turismo e administração. O projeto objetiva a inclusão social e ampliação do acesso dos jovens ao emprego. Jovens da capital e do interior são qualificados em três linhas de ação: Bolsista, Aprendiz e Estagiário.

 

O Primeiro Passo é mais uma ação do Governo do Estado, que garante ao jovem, na faixa etária de 16 a 21 anos, a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. “O projeto dá ao jovem a chance do primeiro emprego, de uma qualificação e da emancipação social e cidadã”, afirma o titular da STDS, Evandro Leitão. 

 

Projeto Primeiro Passo

Na linha Bolsista, o jovem recebe bolsa-capacitação garantida pelo Governo do Estado e é treinado durante seis meses nas unidades do Programa. Na segunda linha de atuação, Aprendiz, o estudante é ocupado durante os três turnos, tendo aulas regulares, cursos profissionalizantes e um período de estágio durante um ano. Já na linha Estagiário, os adolescentes participam de estágio durante o período de um ano em empresas públicas e privadas conveniadas com a STDS.

 

Depois dos períodos de capacitação, os jovens são encaminhados para empresas públicas ou privadas, para estágios remunerados com duração de um ano, podendo, a partir daí, ter seu ingresso garantido no mercado de trabalho formal. Os jovens interessados precisam estar inseridos na escola pública, ter renda familiar de até ¼ do salário mínimo, per capita, apresentar documentação devida (RG, CPF, Carteira Profissional, comprovante de endereço e residência). O jovem é selecionado por equipe de pedagogos e psicólogos, que analisam o perfil do adolescente, encaminhando-o devidamente a uma das empresas parceiras. 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva Nogueira

Fone: 3101.2099 / 2089

Cel: 8878.8510 / 9987.0400

E-mails: imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter: http://twitter.com/stdsonline