STDS promove o associativismo no Complexo do Pecém (CIPP)

3 de fevereiro de 2012 - 18:42

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, em parceria com as prefeituras municipais de São Gonçalo do Amarante e Caucaia e da Escola de Gestão Pública (EGP), concluiu nesta sexta-feira, 03, o curso de “Associativismo e Gestão de Projetos Sociais”, uma iniciativa do governo do Estado e de lideranças locais da região, no sentido de promover o desenvolvimento de atividades produtivas no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Nesse curso foram capacitadas 40 lideranças em metologia de trabalho, associativismo e na gestão de projetos sociais e formas de captação de recursos.

O curso é mais uma ação intersetorial promovida pela STDS, em consonância com o trabalho do Grupo de Monitoramento das Ações Interinstitucionais e Setoriais – GMAIS, no CIPP. O objetivo é promover ações socioeconômicas na área, como forma de se antecipar às demandas das comunidades do entorno e das empresas instaladas e em instalação no complexo do CIPP.

Cidadania

Nesse sentido, desde 2009, a STDS vem promovendo a realização de cursos de capacitação dos conselhos de assistência social e qualificação profissional, o fortalecimento das atividades do SINE – Pecém, cursos de artesanato e comercialização de produtos artesanais da região, bem como a realização de campanhas contra a violência e exploração sexual de crianças e adolescentes. “O propósito dessas ações é promover a integração da juventude com os novos projetos estruturantes em instalação no CIPP, ao desenvolvimento socioeconômico da região”, destaca o titular da STDS, Evandro Leitão.

A criação do Comitê Territorial de Matões, a inclusão de jovens, participantes dos cursos nas empresas instaladas no CIPP e articulação com outras setoriais do Estado, tais como SDA, SEDUC, SEJUS, SSPDS, SEPLAG, EGP, SEMACE, IPECE, SRH e SEINFRA são outras ações realizadas pela STDS, no sentido de fortalecer a organização social no CIPP. Na região, a STDS promoveu, por meio Proares, a construção de três CRAS, de um Pólo de Convivência, de cursos e financiamento de instrumental de trabalho, bem como co-financiamento de serviços de proteção e apoio integral à família e de benefícios eventuais.

Projetos de Capacitação

Entre os projetos de qualificação profissional desenvolvidos pela STDS na área do CIPP, destacam-se ainda, o Primeiro Passo, Juventude Empreendedora, ProJovem Trabalhador, Criando Oportunidades, PlanSeQ e PlanTeQ. Além do secretário, a solenidade contará com as presenças dos prefeitos Walter Junior e Washington Goes, respectivamente de São Gonçalo e Caucaia, da deputada Estadual Bete Rose, e dos secretários de Assistência Social e de Gestão e Articulação Política dos dois municípios e diretores da Escola de Gestão Pública.

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva