STDS capacita gestores de 28 municípios em SAN

6 de março de 2012 - 14:47

Data: 7 de março (quarta-feira)

Local: Hotel Oasis: Av. Beira Mar, 2500

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, por meio da Coordenadoria de Proteção Social Básica, inicia nesta quarta-feira, 7, o Projeto “Capacitação Integrada em Segurança Alimentar e Nutricional (SAN)” com o objetivo de potencializar o funcionamento dos equipamentos públicos de alimentação e nutrição (restaurantes populares, cozinhas comunitárias e banco de alimentos), reconhecidos como importante estratégia para influenciar a ampliação e melhoria do acesso à alimentação. Na ocasião, participam do evento 28 municípios entre gestores e secretários municipais de assistência social, saúde, educação e agricultura.

Como parte da programação, o projeto terá início com um seminário que irá apresentar e formalizar as várias ações que irão compor as atividades, entre elas: a realização de seis encontros regionais aprofundando conceitos em SAN; efetivação de 33 oficinas municipais ensinando boas práticas em relação as etapas de produção dos alimentos, preparo e distribuição, sob a ótica no controle higiênico e sanitário; e acompanhamento, monitoramento e avaliação in loco, através da célula de SAN.

Alimentação Inteligente

Há tempos o mundo se mostra preocupado com os riscos do uso inadequado e desperdício de recursos naturais. A alimentação também entra nessa questão quanto ao reaproveitamento de produtos nutricionais para o consumo humano.

Ensinar a população brasileira a alimentar-se de forma nutritiva, barata e com proveito é estratégia para elevar a qualidade de vida promovendo uma alimentação saudável e economicamente viável”, defende a coordenadora da Célula de Segurança Alimentar e Nutricional da STDS, Regina Praciano.

A alimentação inteligente – termo utilizado para designar produção de alto valor nutricional, produzida a baixo custo – tem sido foco de atividades institucionais da STDS, estimulando o aproveitamento integral dos alimentos com o objetivo de favorecer a melhoria da alimentação dos beneficiados por suas unidades.

*Dicas de alimentação saudável

• Se possível, comer diariamente frutas e hortaliças variadas, pois elas combatem a prisão de ventre e controlam o colesterol;

• O sal é importante, mas não deve-se exagerar no consumo; lembrar que os alimentos industrializados também possuem muito sal;

• Grande consumo de café aumenta a ansiedade e “rouba” o cálcio; cafeína também existe no guaraná, chá preto, chá mate, chocolate e refrigerante à base de cola;]

Contato para Entrevista: Regina Praciano – Gerente da Célula de Segurança Alimentar: 3101.4588 / 9178.8513

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva Nogueira