STDS celebra Dia Mundial do Livro com literatura e música

20 de abril de 2012 - 18:20

 

Alunos da turma de Braille recitam poemas e o artista Ítalo Gutyerrez interpreta Edith Piaf

 

Data: 23 de abril (segunda-feira)

Horário: 8h30 às 16h30

Local: Auditório da STDS – Rua Soriano Albuquerque, 230, Joaquim Távora

 

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio da Biblioteca Maurice Paté, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), celebra nesta segunda-feira, 23, o Dia Mundial do Livro. Instituída desde 1996 por iniciativa da Unesco, a data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste mesmo dia, cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge e recebem em troca um livro.

 

As pessoas que visitarem a STDS neste 23 de abril terão acesso a uma programação que mistura poesia, música e literatura infantil. A partir das 8h30, serão apresentados poemas dos alunos da turma de Braille, ministrada pelo artista Ítalo Gutyerrez que, em breve sarau, interpretará canções de Edith Piaf. À tarde, participam do encontro literário a escritora Fabiana Guimarães, que falará sobre a obra de Monteiro Lobato; o escritor Silas Falcão, cuja exposição tratará da obra de Milton Dias; e os professores André Araújo e Helder Gondim, que conversarão sobre a história da Música Popular Brasileira.

 

A intenção do evento é promover a leitura e a inclusão das pessoas por meio dessas ferramentas valiosas que são os livros. Queremos incentivar o hábito de ler”, argumenta a bibliotecária Ana Dourado, responsável pela Biblioteca Maurice Paté, da STDS. Ana informa que o acervo da STDS conta, hoje, com 12 mil exemplares, entre livros, artigos e folhetos que se encontram à disposição de servidores e colaboradores. Além disso, a biblioteca possui também vasto acervo de imagens.

 

Estudioso da obra do cronista cearense Milton Dias há mais de dois anos e membro da Academia de Letras de Crateús, o escritor Silas Falcão, um dos convidados do evento, destaca a importância de iniciativas como a da Biblioteca Maurice Paté. Para Falcão, é importante que as pessoas aprendam a se comunicar através da literatura. “É preciso incentivar e validar a criação de uma consciência literária. Procuro, nessas ocasiões, trazer escritores cearenses. Milton Dias é um escritor brilhante da geração de 45, então tento apresentar sua qualidade literária aos mais jovens. Os diálogos costumam render. É interessante ressaltar que não importa de que época seja, mas o livro com qualidade é o que fica”, pontua o escritor.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 9987.0400 / 8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br“>imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter: www.twitter.com/stdsonline