STDS capacita mais 40 jovens com deficiência motora

20 de abril de 2012 - 14:30

 

Paralelamente aos cursos a STDS está negociando espaços em supermercados para instalação de chaveiros

 

 

Com o objetivo de ampliar as oportunidades de qualificação e colocação no mercado de trabalho de pessoas com deficiência, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), através do projeto Garantindo Acessibilidade, está realizando até o próximo dia 30 de abril, cursos de capacitação em chaveiro básico e bijuteria, para 40 jovens com deficiência motora. As aulas estão sendo ministradas no Recanto Pedagógico, entidade parceira da STDS, presidida por Terezinha de Jesus Holanda.

 

Os cursos são compostos por dois módulos, teórico e especifico, totalizando 100 h/a. Cada aluno recebe fardamento, material didático, lanche, vale transporte e maleta com ferramentas necessárias para confecção das peças. Além da parte prática, os jovens recebem instruções sobre empregabilidade, desenvolvimento pessoal e profissional e para o atendimento ao cliente. Segundo a gestora do Recanto Pedagógico, Maria Aparecida do Vale, enquanto os jovens participam do curso a entidade negocia com supermercados de Fortaleza, a possibilidade de instalação de bancas de chaveiros, o que irá garantir a inserção do novo profissional do mercado de trabalho e renda.

Garantindo Acessibilidade

 

“O projeto Garantindo Acessibilidade tem com foco a capacitação etrabalha na garantia dos direitos da pessoa com deficiência em todos os âmbitos da sociedade”, destaca a coordenadora da Célula de Educação Social e Profissional da STDS, Márcia Mororó . Conforme explica, o Projeto consiste na qualificação profissional do trabalhador cearense com deficiência, na perspectiva de fortalecer esse segmento que sofre restrições quanto a inserção no mercado de trabalho e a falta de acessibilidade. Procura colaborar na superação dessas dificuldades, através de ações de qualificação social e profissional, integradas com estratégias que possibilitem a inserção dos formandos no mercado de trabalho formal e que estimulam, orientam e apoiam o empreendedorismo.

Serviço: Recanto Pedagógico – Av. Ari Barroso, 55 – Papicu

Tel: (85) 3262.1818

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista Responsável: Carlos Eugênio Saraiva Nogueira

Fone: 3101.2099 / 2089

Cel: 8878.8510 / 9987.0400

E-mails: imprensa@stds.ce.gov.br