STDS forma 25 jovens da Praia da Abreulândia para confecção de pranchas de surf

6 de junho de 2012 - 15:31

 

A juventude feminina mergulhou de cabeça na onda do surf. Com o apoio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), e da instituição Casa da Acolhida, 25 jovens da Praia da Abreulândia, na Sabiaguaba, sendo 15 moças e 10 rapazes, foram capacitados pelo projeto Primeiro Passo, na linha de ação Jovem Bolsista, para fabricação de pranchas de surf. Os certificados do curso foram entregues na manhã de ontem, pelo secretario Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Evandro Leitão, e pela coordenadora do Primeiro Passo, Simone Veras.

 

 

Na oportunidade, o secretario anunciou a realização de novos cursos de capacitação e aperfeiçoamento à comunidade da Sabiaguaba. “Este ano vamos trazer mais cursos dos Projetos Primeiro Passo e do Criando Oportunidades”, declarou Leitão, alertando à importância dos jovens manterem-se ativos e para não perderem as oportunidade que lhes surgem. É muito importante que vocês dêem continuidade aos estudos e á capacitação profissional”, orientou Evandro Leitão.

 

 

Qualificação profissional

 

De 2007 a 2011, o Primeiro Passo já capacitou 38 mil jovens para o mercado de trabalho. Até o final de 2012, a perspectiva é que esse número aumente em 10 mil jovens capacitados em todo Estado, nas três linhas de ação do Projeto: Bolsista, Estagiário e Aprendiz. “O projeto dá ao jovem a chance do primeiro emprego, de uma qualificação e da emancipação social e cidadã”, afirma o titular da STDS, Evandro Leitão.

 

 

Na linha Bolsista, o jovem recebe bolsa-capacitação garantida pelo Governo do Estado e é treinado durante quatro meses nas unidades do Programa. Na segunda linha de atuação, Aprendiz, o estudante é ocupado durante os três turnos, tendo aulas regulares, cursos profissionalizantes e um período de estágio durante um ano. Já na linha Estagiário, os adolescentes participam de estágio durante o período de um ano em empresas públicas e privadas conveniadas com a STDS.

 

 

Os jovens interessados em participar do Projeto precisam estar inseridos na escola pública, ter renda familiar per capita de até ¼ do salário mínimo, apresentar documentação devida (RG, CPF, Carteira Profissional, comprovante de endereço e de residência). O jovem é selecionado por equipe de pedagogos e psicólogos, que analisam o perfil do adolescente, encaminhando-o devidamente a uma das empresas parceiras.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 9987.0400 / 8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter: www.twitter.com/stdsonline