STDS inicia semana especial pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência à Pessoa Idosa

12 de junho de 2012 - 11:58

De 12 a 15 de junho serão desenvolvidas atividades educativas e culturais nas unidades coordenadas pela pasta. O encerramento acontecerá com caminhada pela Av. Beira Mar na sexta-feira, 15, a partir das 8h. Participarão do evento 450 idosos.

Serviço: 12 a 15 de junho (*ver programação abaixo)

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa e a Pessoa com Deficiência, realiza, a partir desta terça-feira, 12, programação especial alusiva ao Dia Mundial de Conscientização da Violência à Pessoa Idosa. Várias atividades acontecerão durante a semana cujo encerramento será na próxima sexta-feira, 15 de junho, com caminhada na Av. Beira Mar. Devem participar do ato 450 idosos de sete Centros Comunitários coordenados pela STDS, além do Abrigo dos Idosos e do Ciaprevi. A atividade terá início às 8h, na Av. Beira Mar, em frente à Praça dos Estressados.

Ainda no dia 15, a partir das 14h acontecerá o Dia do Amigo do Idoso, no Abrigo dos Idosos. A unidade, que abriga hoje 125 homens e mulheres, ficará aberta à visitação. Coordenado pela STDS, o Abrigo oferece uma série de atividades aos idosos: oficinas de crochê, cestaria, fuxico e tapetes; oficina de memória (reminiscências); atividades musicais, religiosas; e aulas de educação física com instrutores do Corpo de Bombeiros.

Durante toda a semana, outras ações educacionais e culturais serão desenvolvidas pela cidade: palestras sobre envelhecimento saudável no Complexo Ceart; caminhada contra violência à pessoa idosa no bairro Tancredo Neves; e divulgação da semana da conscientização contra violência ao idoso em escolas são algumas das atividades alusivas à data.

CIAPREVI

A violência contra a pessoa idosa é um fenômeno universal e representa preocupante problema de saúde pública, fato que se tornou evidente apenas nas últimas décadas. A maioria dos casos ocorre principalmente no contexto familiar, sendo as principais vítimas mulheres com mais de 75 anos.

Inaugurado em 2009 com o objetivo de auxiliar idosos vítimas dessa dura realidade, o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciaprevi), unidade da STDS, já registrou 2.360 denúncias até maio último. A média mensal de atendimentos fica em torno de 500 casos.

O Ciaprevi atende casos de violência psicológica, financeira, física e sexual, além de casos de negligência, abandono e auto-negligência por meio dos serviços jurídico, social, psicológico e terapêutico. A unidade recebe denúncias por meio do 0800.275.5555; da Ouvidoria do Estado, no número 155; e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).

PROGRAMAÇÃO: 15 de Junho – Dia Mundial de Conscientização da Violência à Pessoa Idosa

– Dia 12/06/12 (terça-feira)

Centro Comunitário São Francisco: 8 horas

• Palestra com Antônia Iara Adeodato e Ana Lúcia Fernandes Ramos (técnicas do CIAPREVI) com o tema: A Violência Contra o Idoso e seus Dados Estatísticos

• Exposição de cartazes (confeccionados pelos idosos) nos encontros semanais sobre o tema violência contra a pessoa idosa;

Centro Comunitário Padre Guilherme Wassen – Dias Macedo: 8 horas

• Palestra com a Assistente Social Mona Valeska de Paula Pessoa (Posto de Saúde João Hipólito de Azevedo Sá) com o tema: Violências contra o idoso no atendimento nas unidades de saúde.

Centro Comunitário Dona Luíza Távora – Pirambu: 8 horas

• Palestra com a Assistente Social Maria do Socorro Ramalho Freitas (Posto de Saúde Guiomar Arruda/NASF) com o tema: Família e Violência contra o idoso

Centro Comunitário Dona Luíza Távora – Farol: 8 horas

• Roda de conversa: Dialogando com a família sobre a violência

Centro Comunitário Santa Terezinha: 8 horas

• Passeata de Conscientização da Violência à Pessoa Idosa pelas principais ruas do Conjunto Santa Terezinha

Centro Comunitário Presidente Tancredo Neves: 8 horas

• II Caminhada de Conscientização da Violência à Pessoa Idosa pelas principais ruas do Conjunto Tancredo Neves

• Palestra com a Defensora Pública Josilane Vasconcelos Rodrigues com o tema: Direitos do Idoso e os Órgãos de Apoio e Defesa.

Sede do Programa de Ação Integrada (PAI): 8 horas

? Palestra sobre o tema: Família: Porto Seguro?

? Palestra: Como usar a Ouvidoria

– Dia 13/06/12 (quarta-feira)

Restaurante Popular Mesa do Povo: 8 horas

• Cine Debate: Facilitador Evaldo Cavalcante (Mestre em Gerontologia/STDS)

Auditório do Complexo CEART: 8 horas

? Palestra sobre o Envelhecimento Saudável

– Dia 14/06/12 (quinta-feira)

CIAPREVI: 8 horas

• Pedágio com entrega de panfletos e rosas no cruzamento das ruas Ildefonso Albano com Tenente Benévolo.

Centro Dragão do Mar: 14 horas

? Exibição do Filme “Elza e Freed”: comentários de Evaldo Monteiro (STDS)

– Dia 15/06/12 (sexta-feira)

Unidade de Abrigo dos Idoso: 14h às 17h

• Unidade aberta à visitação pública.

Passeata – Concentração na Av. Beira Mar com todas as Unidades da STDS (Praça dos Estressados)

• Participação de grupos na passeata:

– Idosos da STDS (07 Centros Comunitários, Unidade de Abrigo e CIAPREVI)

– Banda de Música dos Idosos do Centro Comunitário Santa Terezinha

Unidade de Abrigo dos Idosos: 14h às 17h

? Dia do Amigo do Idoso: unidade aberta à visitação pública.

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva Nogueira