MDS e STDS vão capacitar 40 mil pessoas por meio do Pronatec no Ceará

5 de julho de 2012 - 19:31

Data: 6 de julho (sexta-feira)

Local: Mareiro Hotel – Av. Beira Mar, 2.380, Meireles

O governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), iniciam neste mês de julho ações de formação técnica profissional de 12 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social, de um universo de 40 mil vagas previstas, que serão qualificadas este ano no Ceará. A qualificação se dará por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Plano Brasil sem Miséria, e o do Programa Nacional de Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas).

Nesta sexta-feira, 6 de julho, gestores e técnicos dos 33 municípios contemplados participarão de encontro, em Fortaleza, para debater a operacionalização dos programas em suas cidades. Inicialmente foram pactuados os munícipios com população superior a 50 mil habitantes. As capacitações atenderão à demanda do mercado de trabalho, especialmente nas atividades do setor de serviços que, segundo estudo do Dieese, comporta os profissionais que mais são prejudicados por falta de capacitação.

Os cursos de Formação Técnica Continuada irão contemplar jovens, a partir de 16 anos, até adultos com 59 anos de idade, e terão carga horária de 160 a 400 horas aula. Os cursos são os para titulares e dependentes de programas federais de transferência de renda, beneficiários do Programa Bolsa Família, definidos pelos municípios, nas áreas do comércio, indústria e serviços.

Metas e compromissos

As pessoas serão qualificadas pelas entidades que compõem o Sistema S (Senac, Senai e Sebrae) e pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFCE), nos respectivos municípios. Além da articulação com os municípios, a STDS fará o monitoramento dos cursos e acompanhará o cumprimento das metas, pactuadas com os gestores municipais e entidades de classe.

Por meio do Acessuas, a STDS fará a integração dos usuários da assistência social ao mundo do trabalho, por meio de ações articuladas e de mobilização social, fomentando o acesso das pessoas em situação de vulnerabilidade social a cursos de qualificação e formação profissional, ações de inclusão produtiva e serviços de intermediação de mão de obra, por meio do Sistema Nacional de Emprego-SINE-IDT.

Além de coordenadores e técnicos da STDS e de gestores municipais, participarão dos trabalhos, os representantes das entidades formadoras do Sistema S. Na oportunidade, serão apresentadas a situação atual do Pronatec no Ceará, as metas, os compromissos e discutidas as novas pactuações de vagas para os demais municípios cearenses.

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social STDS

Jornalista Responsável: Carlos Eugênio Saraiva