STDS forma mais 36 jovens pelo Primeiro Passo e lança outras duas turmas em Marco

5 de setembro de 2012 - 18:08

Criado em 2007, o projeto chegará ao final deste ano, aos 48 mil jovens capacitados para o mercado de trabalho

Data: 5 de setembro (quarta-feira)

Horário: 18 horas

Local: Secretaria Municipal de Educação – Av. Prefeito Guido Osterno, s/n, Centro (próximo ao Hospital Municipal) – Marco

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) entrega ao mercado de trabalho nesta quarta-feira, 5 de setembro, mais 36 novos profissionais capacitados pelo projeto Primeiro Passo, nos cursos de Auxiliar Administrativo e Serigrafia, no município de Marco. Na ocasião serão lançadas mais duas turmas, no município, que irão beneficiar 46 jovens.

De 2007 a 2011, o Primeiro Passo já capacitou 38 mil jovens para o mercado de trabalho. Até o final de 2012, a perspectiva é que esse número aumente em 10 mil jovens capacitados em todo Estado, nas três linhas de ação do Projeto: Bolsista, Estagiário e Aprendiz. “O projeto dá ao jovem a chance do primeiro emprego, de uma qualificação e da emancipação social e cidadã”, afirma o titular da STDS, Evandro Leitão.

Qualificação Cidadã

Na linha Bolsista, o jovem recebe bolsa-capacitação garantida pelo Governo do Estado e é treinado durante quatro meses nas unidades do Programa. Na segunda linha de atuação, Aprendiz, o estudante é ocupado durante os três turnos, tendo aulas regulares, cursos profissionalizantes e um período de estágio durante um ano. Já na linha Estagiário, os adolescentes participam de estágio durante o período de um ano em empresas públicas e privadas conveniadas com a STDS.

Os jovens interessados em participar do Projeto precisam estar inseridos na escola pública, ter renda familiar per capita de até ¼ do salário mínimo, apresentar documentação devida (RG, CPF, Carteira Profissional, comprovante de endereço e de residência). O jovem é selecionado por equipe de pedagogos e psicólogos, que analisam o perfil do adolescente, encaminhando-o devidamente a uma das empresas parceiras.

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva