STDS realiza Oficina Estadual do Plano Brasil sem Miséria

6 de setembro de 2012 - 12:20

Gestores de 51 municípios participam do encontro que avaliará as agendas municipais de erradicação da extrema pobreza

Data: 10 de setembro (segunda-feira)

Local: Hotel Costa do Mar – Av. Historiador Raimundo Girão, 1.338, Meireles

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) reúne na próxima segunda-feira, dia 10, prefeitos e secretários municipais de ação social de 51 municípios cearenses para realização da Oficina Estadual do Plano Brasil sem Miséria. Na ocasião será feita a análise técnica e a avaliação das agendas municipais de erradicação da extrema pobreza elaboradas pelos municípios. A STDS realizou, durante os meses de novembro de 2011 e abril e maio de 2012, três oficinas de orientação com os municípios para construção das agendas.

Participam do encontro os municípios de Aquiraz, Aracati, Assaré, Barroquinha, Brejo Santo, Cariré, Coreaú, Crateús, Farias Brito, Graça, Granjeiro, Hidrolândia, Ibicuitinga, Ipaumirim, Itapipoca, Jardim, Jati, Jucás, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Miraíma, Missão Velha, Mucambo, Orós, Piquet Carneiro, Quixadá, Saboeiro, Santana do Cariri, São Benedito, São Luís do Curu, Sobral, Solonópole, Tauá, Umari, Umirim, Viçosa do Ceará, Amontada, Ararendá, Araripe, Choró, Croatá, Granja, Ipaporanga, Ipueiras, Itatira, Moraújo, Morrinhos, Novo Oriente, Poranga, Santana do Acaraú e Uruoca.

Plano Brasil sem Miséria

Instituído pelo Governo Federal, o Plano Brasil sem Miséria reúne um conjunto de ações que envolvem a criação de novos programas e a ampliação de iniciativas já existentes, em parceria com estados, municípios, empresas públicas e privadas e organizações da sociedade civil. Além disso, agrega transferência de renda, acesso a serviços públicos, nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica e inclusão produtiva.

Para localizar o público-alvo, será utilizada a estratégia da busca ativa, onde as equipes de profissionais farão uma procura minuciosa na sua área de atuação com o objetivo de localizar, cadastrar e incluir nos programas as famílias em situação de pobreza extrema. Também vão identificar os serviços existentes e a necessidade de criar novas ações para que essa população possa acessar os seus direitos. Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) atuarão neste sentido.

Programação

8h30: Mesa de Abertura – Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado e Coordenadores da STDS

• Tema: Superação da Extrema Pobreza (ADINS); ações da STDS para Extrema Pobreza.

10h: Entrega das Agendas e Apresentação por município:

01 Representante de Município de Pequeno Porte I: Barroquinha

01 Representante de Município de Pequeno Porte II: Brejo Santo

01 Representante de Município de Médio Porte: Aracati

01 Representante de Município de Grande Porte: Sobral

11h30: Debate

12h: Almoço

13h30min: Análise Técnica com Sugestões de Indicadores de Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Erradicação da Extrema Pobreza

15h: Entrega e Análise da Síntese das Agendas; Divisão de Grupo.

16h: Avaliação e Encerramento

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS