STDS forma mais 403 jovens pelo Primeiro Passo em Fortaleza e Russas

12 de setembro de 2012 - 18:42

 

 

Criado em 2007, o projeto chegará ao final deste ano, aos 48 mil jovens capacitados para o mercado de trabalho

 

Data: 13 de setembro (quinta-feira)

Horário: 10 horas

Local: Cits Messejana – Rua 24 de Novembro, 555, Conjunto São Bernardo

 

Empresas dos setores da indústria e do comércio já podem contar com reforço extra de mão de obra disponível no mercado. Nesta quinta-feira, 13, às 10h, no Cits Messejana, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) forma 350 novos Assistentes Administrativos, jovens capacitados pelo Projeto Primeiro Passo que, a partir de agora, terão a oportunidade de serem integrados ao mercado de trabalho.


Já no próximo dia 19, no município de Russas, o Primeiro Passo forma 53 jovens e lança mais duas turmas que beneficiarão outros 50. Atendendo a demanda do município, também serão realizados cursos de Assistentes Administrativos. Realizados em parceria com o Instituto Centec, os cursos tem carga horária de 480h/a.


De 2007 a 2011, o Primeiro Passo já capacitou 38 mil jovens para o mercado de trabalho. Até o final de 2012, a perspectiva é que esse número aumente em 10 mil jovens capacitados em todo o Estado, nas três linhas de ação do Projeto: Bolsista, Estagiário e Aprendiz. “O projeto dá ao jovem a chance do primeiro emprego, de uma qualificação e da emancipação social e cidadã”, afirma o titular da STDS, Evandro Leitão.

 

Qualificação Cidadã

 

Na linha Bolsista, o jovem recebe bolsa-capacitação garantida pelo Governo do Estado e é treinado durante quatro meses nas unidades do Programa. Na segunda linha de atuação, Aprendiz, o estudante é ocupado durante os três turnos, tendo aulas regulares, cursos profissionalizantes e um período de estágio durante um ano. Já na linha Estagiário, os adolescentes participam de estágio durante o período de um ano em empresas públicas e privadas conveniadas com a STDS.

 

Os jovens interessados em participar do Projeto precisam estar inseridos na escola pública, ter renda familiar per capita de até ¼ do salário mínimo, apresentar documentação devida (RG, CPF, Carteira Profissional, comprovante de endereço e de residência). O jovem é selecionado por equipe de pedagogos e psicólogos, que analisam o perfil do adolescente, encaminhando-o devidamente a uma das empresas parceiras.


*Informações: 3101.1559


 

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 9987.0400 / 8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter: www.twitter.com/stdsonline