STDS capacita representantes de 12 municípios para gestão de equipamentos sociais do Proares II

22 de outubro de 2012 - 18:20

Data: 23 a 26 de outubro

Horário: abertura no dia 23, às 8 horas

Local: Hotel Iracema Travel – Av. Almirante Barroso, 734, Praia de Iracema

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares II), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), realiza, a partir desta terça-feira, 23, às 8h, o curso de Capacitação em Gestão de Equipamentos Sociais do Proares II.

O objetivo do curso, que vai até o dia 26, é orientar os profissionais dos Centros de Educação Infantil (CEIs), Pólos de Convivência Social e Quadras Poliesportivas na implementação das atividades que serão desenvolvidas nos três equipamentos sociais. O investimento no curso é da ordem de R$ 267.832,50. Ao todo, a capacitação será dividida em nove turmas.

Nestas primeiras turmas serão disponibilizadas 48 vagas, das quais 41 para representantes dos municípios de Amontada, Bela Cruz, Croatá, Choró, Granja, Itarema, Madalena, Aratuba, Miraíma, Tarrafas, Araripe e Morrinhos. Três vagas foram preenchidas por representantes do Proares II, duas pela STDS e outras duas pela Seduc.

Proares II

O Proares II financia a construção de Centros de Referência da Assistência Social (Cras), de Educação Infantil (CEIs), de Esporte, Ginásios Poliesportivos, Pólos de Convivência e Bibliotecas. Além disso, disponibiliza às unidades de ação social já existentes, equipamentos e material permanente. O programa promove, ainda, a qualificação dos técnicos prestadores de serviços nas novas unidades.

Para a escolha dos equipamentos sociais, a sociedade civil organizada, a comunidade local e representantes do poder público participam de oficina de Planejamento Participativo Municipal (PPM) e, conjuntamente, selecionam os equipamentos que serão destinados a cada município.

O Proares tem o objetivo de melhorar serviços que devem ser prestados com qualidade a crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social no interior do Estado. Esses benefícios chegam por meio de novos espaços de convivência social, cultural, esportiva e de lazer”, destaca o titular da STDS, Evandro Leitão.

Os recursos do Proares II totalizam US$ 64,2 milhões, financiados pelo Governo do Estado, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação do programa. Desse montante, US$ 45 milhões são oriundos do BID e outros US$ 19,2 milhões são de contrapartidas Estadual e Municipais.

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista Responsável: Carlos Eugênio Saraiva Nogueira