STDS sensibiliza adolescentes sobre o processo de envelhecimento

3 de dezembro de 2012 - 18:32

 

Data: 4 de dezembro (terça-feira)

Horário: 9h30

Local: Ciaprevi – Rua Ildefonso Albano, 725 – Meireles

 

 

Com o objetivo de incentivar a troca de experiências e a vivência entre crianças e idosos e, com isso, ajudar a desmistificar preconceitos relacionados à idade, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) leva alunos da rede pública de ensino ao Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciaprevi). Durante o encerramento do projeto Ciaprevi na Escola, que acontece nesta terça-feira, 04, às 9h30, os alunos terão a oportunidade de conhecer a casa e assistir a uma apresentação do grupo de chorinho “Recordar é Viver”. Além disso, serão entregues as medalhas pelas melhores redações produzidas ao longo do projeto.

 

O projeto piloto teve início no dia 20 de novembro, com alunos da Escola de E.F.M Santa Luzia. Inicialmente foram engajadas duas turmas do ensino fundamental, contando com aproximadamente 90 alunos, na faixa etária de 10 a 14 anos. Nesta primeira fase, de sensibilização, realizou-se uma dramatização intitulada “Assim é minha família” seguida de uma roda de conversa, baseada no que foi aprendido pelos alunos. No segundo momento, foi solicitado aos adolescentes uma redação com os temas: “O idoso que eu conheço é assim” ou “O que eu entendo por velhice”.

 

Como objetivo, o projeto busca sensibilizar crianças e adolescentes quanto ao processo de envelhecimento, trabalhando os ciclos da vida, desmistificando ideias preconceituosas, prevenindo, no futuro, os vários tipos de maus tratos e abusos. “O envelhecimento como um dos cenários da vida é um estágio natural, com mudanças físicas, psíquicas e sociais peculiares a cada indivíduo. Sabe-se que é um processo natural e inevitável, porém, a forma como se envelhece pode ser em boas condições gerais”, afirma Aldaci Simões, coordenadora do Ciaprevi.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 9987.0400 / 8878.8510

Fone: 3101.2089/2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter: www.twitter.com/stdsonline