Evandro Leitão entrega 97 obras sociais no interior cearense, em dois anos

27 de dezembro de 2012 - 12:53

As obras absorveram R$ 55 milhões. Até o fim de 2013, estarão construídos e funcionando 160 equipamentos sociais. Outros 19, serão entregues em 2014.

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) encerra o ano de 2012 com 97 obras sociais construídas e inauguradas pelo Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares II). Outros 63 equipamentos estão em fase de construção e devem ficar prontos em 2013, totalizando 160 novas unidades de atendimento para a população do interior cearense.

Já no segundo semestre do próximo ano, o Proares II inicia a construção de mais 19 unidades cuja entrega está prevista para o final de 2014. Ao todo, a segunda fase do Programa terá construído 179 equipamentos sociais em todo o estado, o que garante o atendimento de 82.050 pessoas. Entre as obras inauguradas estão Centros de Educação Infantil (CEIs), Pólos de Convivência Social, Quadras e Centros Poliesportivos, Bibliotecas, Cras e Pistas de Skate e Bicicross.

Atendimento Cidadão

O Proares II financia a construção de unidades sociais e disponibiliza àquelas existentes equipamentos e material permanente. O programa promove ainda a qualificação dos técnicos prestadores de serviços nas novas unidades. Para a escolha dos equipamentos sociais, a sociedade civil, a comunidade local e representantes do poder público participam de oficina de Planejamento Participativo Municipal (PPM) e, conjuntamente, selecionam os equipamentos que serão destinados a cada município.

Os recursos do Proares II totalizam US$ 64,2 milhões, financiados pelo Governo do Estado, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação do programa. Desse montante, US$ 45 milhões são oriundos do BID e outros US$ 19,2 milhões de contrapartidas Estadual e Municipal.

Proares III

Em novembro passado, o Governador Cid Gomes e o titular da STDS, Evandro Leitão, se reuniram com técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para discutir a evolução das ações do Proares II e já projetar o Proares III. Na ocasião, foram discutidas também as ações do Plano Socioeducativo desenvolvido pela STDS, com apoio financeiro e consultoria do BID, e apresentadas as obras sociais construídas no interior cearense, por meio do Proares II, a capacitação dos técnicos municipais e o sistema de gerenciamento referenciado.

Na oportunidade, o secretário Evandro Leitão entregou ao governador e aos representantes do BID, um kit de cartilhas e manuais operacionais de uso e conservação dos novos equipamentos sociais construídos e dos demais em construção no Estado.

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva