STDS abre 850 vagas de estágio pelo projeto Primeiro Passo em 32 municípios cearenses

20 de março de 2013 - 18:43

Data: 21 de março (quinta-feira)

Horário: 8:30 horas

Local: Auditório do Primeiro Passo – Rua José Vilar, 420 – Meireles

 

Empresas dos setores da indústria e do comércio do interior cearense já podem contar com reforço extra de mão de obra no mercado. Nesta quinta-feira, 21, às 8:30h, o Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão, assina termo de adesão ao Projeto Primeiro Passo, contemplando, ao todo, 32 municípios, totalizando a abertura de 850 novas vagas de estágio. Serão contemplados estudantes da 3° série do Ensino Médio, que durante seis meses irão estagiar em empresas privadas dos munícipios.

 

Os municípios contemplados são: Aracati, Aracoiaba, Barbalha, Baturité, Beberibe, Brejo Santo, Canindé, Capistrano, Caucaia, Crateús, Crato, Guaraciaba do Norte, Horizonte, Iguatu, Itaitinga, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Pacajus, Quixadá, Quixelô, Quixeramobim, Russas, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá, Tejuçuoca, Tianguá e Ubajara.

 

O primeiro Passo encerrou o ano de 2012 com a capacitação de 48 mil jovens. Para 2013, a perspectiva é mais 10 mil jovens capacitados em todo Estado, nas três linhas de ação do Projeto: Bolsista, Estagiário e Aprendiz. “O projeto dá ao jovem a chance do primeiro emprego, de uma qualificação e da emancipação social e cidadã”, afirma o titular da STDS, Evandro Leitão.

 

Qualificação Cidadã

 

 

Na linha Bolsista, o jovem recebe bolsa-capacitação garantida pelo Governo do Estado e é treinado durante quatro meses nas unidades do Programa. Na segunda linha de atuação, Aprendiz, o estudante é ocupado com aulas regulares, cursos profissionalizantes e um período de estágio durante um ano. Já na linha Estagiário, os adolescentes participam de estágio durante o período de um ano em empresas públicas e privadas conveniadas com a STDS.

 

Os jovens interessados em participar do Projeto precisam estudar em escola pública, ter renda familiar per capita de até ¼ do salário mínimo, apresentar documentação devida (RG, CPF, CTPS, comprovante de endereço e de residência). O jovem é selecionado por equipe de pedagogos e psicólogos, que analisam o perfil do adolescente, encaminhando-o devidamente a uma das empresas parceiras.

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 9987.0400 / 8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br