STDS e Coopercon-CE formarão jovens à Construção Civil

1 de abril de 2013 - 20:32

 

Um Cits será adaptado exclusivamente para atender o setor


Data: 02 de abril (amanhã, terça-feira)

Horário: 9 horas

Local: Auditório da STDS, à Rua Soriano Albuquerque, 230 – Joaquim Távora

 

O Secretário Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Evandro Leitão e o presidente da Cooperativa da Construção Civil do Estado do Ceará (Coopercon), Marcos Novaes, assinam às 9 horas, desta terça-feira, 02 de abril, convênio para adaptação de um Centro de Inclusão Tecnológica e Social (Cits), em uma unidade exclusiva para capacitação de mão de obra à Construção Civil.


O objetivo é minimizar o déficit de mão de obra no setor, a partir da formação de novos profissionais: pedreiros, eletricistas, encanadores, pintores e demais categorias essenciais à construção civil. O CITS do José Walter foi escolhido pelo grande número de operários do setor que residem na região. A Coopercon reúne 90 construtoras associadas, que juntas respondem por 85% do PIB do setor no Estado.


Na adaptação do prédio serão investidos R$ 1,65 milhão, sendo R$ 150 mil do governo do Estado, via STDS, e o restante financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).


Laboratório Vocacional

A STDS mantém sete Cits em Fortaleza, localizados nos bairros Lagamar, Mucuripe, Parque São José, Messejana, Conjunto Ceará, José Walter e Jangurussu. Cada Cits funciona como um laboratório vocacional. O espaço é utilizado para capacitar o público de acordo com as atividades realizadas em cada bairro. Em 2012, foram qualificados profissionalmente 2.678 jovens, por meio de 158 cursos.

 

No Lagamar, está o laboratório de gastronomia; no Mucuripe, o de turismo e línguas; no Parque São José, o de telemarketing; em Messejana, o de confecção e moda; Conjunto Ceará e José Walter, de hardware; e no Jangurussu, laboratório de serviços domésticos. Os Centros atendem ainda às comunidades por meio de cursos de qualificação em Inglês e Informática Básica, de ações complementares e de oficinas socioeducativas com as famílias. Os cursos têm duração de 200 horas/aula.


São desenvolvidas ainda ações de geração de emprego e renda no entorno de cada Centro, proporcionando o fortalecimento da economia dos bairros. Além disso, todas as unidades são conveniadas ao Sistema Nacional de Emprego (Sine/CE), facilitando, desse modo, o encaminhamento do jovem estudante ao mercado de trabalho.

 

Estrutura

Cada unidade possui auditório com estrutura para realização de vídeo-conferências, laboratórios de eletromecânica e informática, salão de jogos educativos, biblioteca multimídia, salas de aula, de professores, de secretaria e coordenação, cantina, banheiros e almoxarifado. As capacitações contam com o suporte de parceiros como o Instituto de Desenvolvimento Social e da Cidadania (Idesc), Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), além da participação de entidades sociais civis.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter: www.twitter.com/stdsonline