STDS e MDIC realizam Oficina Regional Nordeste sobre micro e pequenas empresas

25 de abril de 2013 - 19:03

O evento reuniu empresários, micro e pequenos empreendedores, entidades de classe e instituições ligadas ao comércio, para discussão da Agenda Nacional de Desenvolvimento e Competitividade das Micro e Pequenas Empresas 2013-2022.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), e com a Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário (Sebrae), realizaram nesta quinta-feira, 25, a Oficina Regional Nordeste de preparação da Agenda Nacional de Desenvolvimento e Competitividade das Micro e Pequenas Empresas 2013-2022.

O evento foi aberto pelo titular da STDS, Evandro Leitão, que destacou a importância das MPE’s no cenário econômico. Segundo estudos realizados pelo Sebrae, as MPE’s já representam 99% das empresas formais, respondendo por 67% da força de trabalho do setor formal urbano, por 26% da massa salarial, mas reúnem apenas 20% do Produto Interno Bruto brasileiro.

No Ceará, de acordo com dados do Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa 2010/2011, os micro e pequenos negócios formais empregam 378.821 pessoas, sendo 151.970 delas no comércio, 98.990 na indústria, 88.924 em serviços e 38.937 no setor da construção.

Evandro Leitão destacou, ainda, a criação da Coordenadoria do Empreendedorismo da STDS, tendo como principal objetivo ações de apoio individuais e as microfinanças, desenvolvendo projetos que fortaleçam a política do empreendedorismo. Outro avanço importante foi a criação do Fórum Nacional de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e o estabelecimento dos Fóruns Regionais.

A oficina foi dividida em seis eixos principais de discussão: Comércio Exterior, Compras Governamentais, Investimento e Financiamento, Tecnologia e Inovação, Informação e Capacitação, Desburocratização e Desoneração. A ideia foi discutir ações para que micro e pequenos empreendedores tenham competividade não só no mercado nacional, como também no internacional.

Agenda Nacional

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a Agenda será elaborada com sugestões, ideias e propostas reunidas em encontros que envolvem o poder público dos estados e municípios, além de entidades de classe, academia e sociedade civil.

A preparação da Agenda Nacional é decorrente da Política Nacional de Empreendedorismo (PNE), uma iniciativa do Governo Federal, conduzida também pelo MDIC, com o apoio de instituições e órgãos públicos, entidades privadas e do terceiro setor.

Oficinas Regionais

A primeira Oficina Regional foi realizada na região Sudeste, em Vitória (ES), no dia 7 de março. Além do encontro do Nordeste estão previstas, ainda, oficinas nas regiões Centro-Oeste (Goiânia, 27/03), Norte (Manaus, 04/04); e Sul (Curitiba, 07/05).

* Veja na íntegra discurso do Secretario Evandro Leitão.

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva