Secretário Evandro Leitão faz balanço das ações de capacitação em 2013

2 de maio de 2013 - 03:00

No primeiro trimestre deste ano, 19 mil pessoas foram inseridas no mercado de trabalho.

Em seis anos foram abertos 292 mil novos postos de trabalho no Ceará

No primeiro trimestre deste ano, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) encaminhou 71 mil cearenses para o mercado de trabalho, número 32% superior aos 54.314 novos postos de trabalho conquistados em igual período do ano passado, no Ceará. De janeiro a março deste ano, foram captadas 35 mil vagas e inseridas 19.168 trabalhadores, número 21% maior do que os 15.880 empregados no mesmo intervalo, no ano passado. Em 2012, no total, 139.666 vagas foram captadas e 81.412 trabalhadores foram inseridos.

Os números são parte do balanço das atividades de capacitação de mão de obra e empreendedorismo que o titular da STDS, Evandro Leitão, realizou no último dia 1º de Maio, por ocasião da solenidade em homenagem ao Dia do Trabalhador. O evento transcorreu durante toda a manhã, no Centro de Inclusão Tecnológica e Social (Cits), do Conjunto Ceará. No local foram ofertadas uma série de atividades desportivas, culturais e de lazer, além de cursos e serviços diversos à população.

Programação festiva

Durante toda a manhã, a comunidade obteve documentos de identidade (RG, CPF e CTPS) e participou de vasta programação. Vários cursos, de lanches rápidos, manicure, bijuterias, massoterapia e corte de cabelo foram ofertados à comunidade. Serviços como encaminhamento para o mercado de trabalho e formalização do empreendedor também foram disponibilizados.

O público assistiu, ainda, palestras sobre mercado de trabalho, com temas como empreendedorismo e saúde e alimentação do trabalhador. Na oportunidade foram repassadas informações sobre os programas de qualificação profissional, a exemplo do Primeiro Passo, Juventude Empreendedora, Criando Oportunidades, ProJovem Trabalhador, Garantindo Acessibilidade e Eu Empreendedor, Eu Empreendedora, dentre outros.

No ano passado, a STDS capacitou 16.014 jovens na faixa etária dos 16 aos 29 anos, dos quais 7.312 foram inseridos no mercado de trabalho. As ações de capacitação e empreendedorismo, seguida da inserção dos jovens e adultos no mercado, são parte das atividades que a STDS desenvolve no sentido de assegurar uma vaga de trabalho para o cearense, conferindo-lhe a oportunidade a uma vida digna e cidadã.

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista Responsável: Carlos Eugênio Saraiva