STDS reequipa 372 Cras dos 184 municípios cearenses

28 de maio de 2013 - 17:16

Equipamentos de informática contendo dois computadores, uma impressora, suíte e no-break modernizarão os Cras e facilitarão no atendimento.

O Secretário do Trabalho, Evandro Leitão, entregou na manhã desta quarta-feira, 29, equipamentos de informática para os 372 Centros de Referência de Assistência Social(CRAS), dos 184 municípios cearenses. Em parceria com a Secretaria de Ciência Tecnologia e Educação Superior(Secitece), Evandro Leitão ressaltou a importância da intersetorialidade nas ações, destacando a inclusão digital dos Cras a partir de agora.

“Com essa ação fortalecemos as ações do Cras, agilizando no atendimento e nas demandas municipais. Estamos aqui pra isso, para atender a todos, melhorar a organização e o monitoramento dos serviços”, destacou Evandro Leitão. O objetivo dessa concessão é informatizar os procedimentos e serviços internos, facilitar a implementação e operacionalização dos sistemas do SUAS e da STDS, otimizando a comunicação virtual entre os entes federados.

CRAS

No Ceará existem, hoje, 372 CRAS. Eles funcionam como uma rede de atendimento e acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto, à proteção social. A estrutura funciona como porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de Proteção Básica e opera como referência para encaminhamentos à Proteção Especial.

Dentre os principais serviços prestados nos Cras estão o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio do PAIF. Nos Cras, crianças, jovens e adultos recebem acolhimento, acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência; orientação e apoio na garantia dos seus direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária. OS Cras facilitam e viabilizam a articulação e o fortalecimento da rede de Proteção Social Básica local.

Criando Oportunidades

Ainda como parte da programação desta quarta-feira, 29, o titular da STDS da STDS, Evandro Leitão, participa no município de Quixeramobim, às 14 horas, da formação de 45 mecânicos de motos pelo projeto Criando Oportunidades. Na ocasião, os formados recebem Kits instrumentais de trabalho contendo 33 ferramentas. Em seguida, na Câmra Municipal fará uma exposição dos projetos e programas da Pasta para parlamentares, empresários e representantes de entidades de classe da região.

O Projeto Criando Oportunidades tem como público prioritário mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, beneficiárias ou não do Projeto Bolsa Família; trabalhadores(as) sem ocupação e desempregados; pessoas que trabalham em condição autônoma e por conta própria. Além disso, atende jovens de 16 a 24 anos à procura do primeiro emprego; segmentos especiais: pessoas com deficiência, quilombolas, afro-descendentes, indígenas, apenados e egressos do sistema penal e de medidas socioeducativas e LGBTT.

Quixeramobim: às 14h, na Escola Profissionalizante Dr. José Alves da Silveira.

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva